Machado acompanha início da revitalização do mercado Carlos Firpo

Serviços Urbanos
19/04/2016 14h43

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) prossegue com o projeto de revitalização e organização de mercados públicos e feiras livres da capital sergipana. A ação pública chega ao Mercado Carlos Firpo, situado no bairro Siqueira Campos, e promete dar melhores condições físicas e de trabalho aos feirantes.

Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), nesta terça-feira, 19, entulhos, restos de construção e materiais inutilizados foram retirados de pontos que foram abandonados por comerciantes e estavam sendo utilizados como depósito de lixo. A pintura do prédio do mercado também foi iniciada e outras benfeitorias ainda estão para chegar ao local.  

O mercado Carlos Firpo foi fundado na década de 1940 e desde então diversas pessoas que habitam a Zona Norte se habituaram a comercializar e comprar no ambiente. O espaço é um patrimônio público, porém, em virtude da falta de atenção de administrações passadas o espaço ficou em condições insalubres e com sua estrutura física comprometida. O cenário de degradação foi notado pelo prefeito em exercício, José Carlos Machado, que vem tentando junto à Emsurb melhorar as condições do mercado Carlos Firpo e foi acompanhar o início do processo de revitalização.

"Fiquei indignado com a situação, mas encontramos meios para dar uma melhorada nisso aqui. O mercado é patrimônio público, não pode ficar abandonado com espaços ocupados de forma inadequada e colocando em risco a vida das pessoas. Esses barracos desocupados são insalubres e a região ficou afetada pela ação de traficantes e usuários de droga. O tráfego aqui durante a noite é extremamente perigoso. Agora as coisas estão mudando e através da Emsurb estamos vendo o que pode ser feito para revitalizar, atrair novos comerciantes e clientes para que haja o retorno esperado", reforça Machado.  

De acordo com o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos do Santos, o ‘Branca de Neve',  a proposta da Prefeitura é promover a renovação do espaço físico e criar uma feira no entorno do prédio. "Iremos revitalizar, colocar a feira em dia de terça-feira, que atualmente a zona Norte não tem feira dia de terça. Vamos trabalhar para que Emurb e a SMTT vejam a possibilidade da linha férrea ser demolida para que possamos abrir a rua e ampliar o espaço de comercialização e termos novamente o público que tinha aqui. Com o início das mudanças, hoje podemos ver no semblante das pessoas que estamos fazendo aquilo que foi determinado pelo prefeito João Alves, que é dar dignidade ao povo pobre de Aracaju", endossa.  

Manoel Messias comercializa no espaço desde a década de 1990 e diz estar esperançoso ao perceber que a Prefeitura de Aracaju irá revitalizar a área. "Estava mesmo precisando de uma reforma, ainda mais para quem vive exclusivamente de vendas aqui. Eu mesmo não sou empregado, não tenho um salário fixo e tiro todo meu sustento do que ganho vendendo no mercado. O lugar está meio abandonado, muita gente deixou de vender aqui e frequentar aqui. Estou confiante de que com a melhora do espaço, mais pessoas virão comprar aqui", relata.

Iolanda Nunes trabalha em um açougue dentro das instalações do mercado e acredita que a reforma do espaço dará melhores condições de trabalho aos poucos comerciantes que permaneceram na região. "As condições não são as melhores, tanto que hoje quase ninguém vende aqui e está indo vender em feiras livres. Quando tudo ficar organizado de novo, mais feirantes vão querer vender aqui. Apesar de ter mais concorrência, isso vai ser bom porque também irá atrair mais clientes que vai ver tudo bonitinho e limpo", avalia.