Limpadora de praia facilita recolhimento de lixo

Serviços Urbanos
20/04/2016 11h50

Na manhã desta quarta-feira, 20, fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estiveram na praia da Atalaia verificando o trabalho da saneadora de praia (mais conhecida como limpadora de praia), instrumento utilizado para peneirar lixo alojado na areia. A intenção é que todo o material seja recolhido de forma mais rápida, facilitando a preservação do meio ambiente. A limpeza da praia acontece semanalmente às segundas e sextas-feiras. Com o uso desse equipamento estima-se que elas passem a ser limpas com maior frequência.

"Nos dois dias de limpeza da praia (segundas e sextas) mobilizamos cerca de 50 agentes para este trabalho. Além desse pessoal, ainda temos uma manutenção que acontece nas bordas e parte urbana da praia diariamente. Normalmente, nossos agentes de limpeza atuam numa área de aproximadamente 25 km ao longo da praia, saindo do farol (proximidades da Coroa do Meio) até os Arcos da Orla, paralelamente outra equipe sai dos Arcos até a praia da Aruana", explicou o diretor de Operações, Guilherme Souza.

Segundo Guilherme, independentemente da intensificação da limpeza nas praias, a população deve contribuir para evitar o máximo possível sujar o meio ambiente. "Normalmente, recolhemos lixo oriundo do consumo de alimentos, como por exemplo: copos plásticos, garrafas pet, resto de comida, coco, outros objetos. Além poluir o mar, esse lixo deixa a praia com aspecto feio, o que, consequentemente, afasta os turistas, trazendo consequências diretas para o comércio local. Com a praia bonita, todo nós saímos ganhando", frisou o diretor.