Jornada de Estudos é realizada em alusão ao Dia do Índio

Cultura
21/04/2016 19h02

Com a sala do Teatro João Costa lotada, a presidente da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, iniciou na tarde desta quarta-feira, 20, a jornada de estudos em louvação ao dia do Índio. A realização tem como objetivo disseminar a cultura indígena, evidenciando a importância não somente da preservação.

A professora Patrícia Siqueira, trouxe uma pesquisa realizada por ela sobre a cultura indígena. Sua moradia, alimentação, danças, músicas, gostos e costumes foram retratados reafirmando assim a importância dessa cultura para os brasileiros. “Hoje os alunos tiveram a oportunidade não só de aprender através de mim, mas com a prova viva de tudo que falamos. Tenho certeza que hoje foi um momento de mudança de visão sobre o tema”, completa a professora.

Logo em seguida, o Cacique Apolônio, iniciou sua fala recitando uma poesia, a fim de deixar o público mais descontraído. Em sua palestra, trouxe a história da trajetória de luta que o povo da Tribo Xoko passou durante todos esses anos de existência. E quando questionado sobre a recepção dos alunos, o Cacique diz: “Em nenhum outro lugar onde cheguei fui tão bem recebido, o teatro estava lotado e o que pude perceber no olhar desses meninos foi o encantamento de poder conhecer mais de perto essa história tão rica que é a indígena. Estou me sentindo muito feliz, pois tive a oportunidade não só de ensinar, mas de aprender com eles”. 

Geovania Nascimento, aluna do 9º ano da Escola A Mágica do Saber, fala o que achou do momento de hoje. “Eu sempre soube que os índios influenciaram os nossos costumes, mas assumo também que não damos muito valor a isso. Hoje iremos sair daqui com outra visão e espero que possamos reconhecer essa participação em nossa cultura”.

A Funcaju vem desenvolvendo um trabalho que é de multiplicação cultural e Aglaé Fontes confirma isso. “O Centro Cultural tem o compromisso de repassar as novas gerações a cultura e o conhecimento. E realizar jornadas de estudo, atende justamente a essa proposta, então hoje estamos felizes ao ver uma nova geração assistir a aula da Professora Patrícia, mas também tudo que o Cacique nos trouxe”.

A ocasião contou com a presença de alunos das escolas Mágica do Saber, Prepara Curso e do Instituto Luciano Barreto Junior.