Semed e Marinha firmam parceria para implementar o Programa Forças no Esporte

Educação
25/04/2016 15h11

A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e a Capitania dos Portos firmaram parceria para implementar o programa Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp), iniciativa já presente em 74 cidades de 25 estados, em instituições vinculadas à Marinha ao Exército e à Aeronáutica. As atividades beneficiam anualmente cerca de 16 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.

O programa tem por objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes por meio da prática esportiva orientada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos e a aproximação das Forças Armadas com a comunidade

A consultora para Assuntos Governamentais da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, professora Osvaldina Ribeiro, representando a secretária da Educação, Marcia Valéria Lira, recebeu no gabinete o Capitão da Capitania dos Portos, João Batista e o 1º Tenente da Capitania, Maralisa. "Eu vejo esse projeto com um olhar muito significativo para a secretaria da Educação de Aracaju, como uma oportunidade de tudo aquilo que vem a beneficiar os alunos de nossa rede municipal porque são crianças carentes que necessitam de um olhar diferenciado ele é muito bem-vindo", explica.
"A capitania dos Portos, através de João Batista, traz essa oportunidade de parceria para a Semed. Inicialmente atenderemos 50 alunos dentro de uma faixa etária de 6 a 11 anos e o projeto deverá ser implementado a partir do mês de junho. A secretaria propiciará uma logística para fomentar e ampliar as oportunidades aos nossos alunos da rede municipal", complementa Osvaldina Ribeiro.

O capitão da Capitania dos Portos, João Batista, explica a importância do projeto Força no Esporte. "É um projeto do Governo Federal. A gente vem trabalhando há algum tempo desde o ano passado, criando meios para que avançássemos e propomos uma parceria com o município para que a gente possa criar um fator motivador com o intuito de futuramente ampliar esse projeto para mais crianças. A ideia é fazer atividades físicas, culturais, com visitas a museus, teatros e com novas ideias que serão trabalhadas junto à prefeitura para que juntos consigamos direcionar as crianças a um bom caminho. Forneceremos uniformes, lanches, material esportivo e faremos a contratação de professores especializados, ressaltando o nosso pilar que é Marinha do Brasil, defendendo nossas riquezas, cuidando de nossa gente”, detalha.
A coordenadora do Profesp, 1º Tenente Maralisa, destaca que a principal função do projeto é dar oportunidade às crianças carentes. "Àquelas que estão em condição de vulnerabilidade, praticando esporte, aprendendo a trabalhar em equipe, de estimular a concentração, conhecer as Forças Armadas compreendendo a hierarquia e disciplina. É um projeto muito bonito porque motiva as crianças a serem alguém no futuro e une as pessoas. Um elo entre a sociedade e a Marinha do Brasil. Contamos com a parceria da prefeitura, por meio da Semed para esse Programa se expandir", ressalta.

PROFESP

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Entre as modalidades esportivas praticadas, destacam-se: atletismo, futebol de campo, vôlei, futsal, handebol, corrida de orientação, natação, defesa pessoal, iatismo, escalada esportiva, além de atividades culturais e reforço escolar. As atividades são desenvolvidas por militares e profissionais especializados, realizadas nas próprias unidades das Forças Armadas.
O programa deverá beneficiar, até 2016, mais de 20 mil crianças e adolescentes. Atualmente, 15 mil alunos são atendidos pelo programa em 122 unidades militares espalhadas pelo País.