Semed recebe documentos com ações dos órgãos de Segurança no Combate à violência nas escolas

Educação
26/04/2016 16h25

Integração é a palavra que norteia o Fórum de Ações de combate à violência nas escolas da rede municipal da Educação de Aracaju, que envolve Educação e órgãos de Segurança Pública do Estado. O objetivo é definir ações efetivas e, de forma conjunta, traçar estratégias pontuais para garantir a segurança de todos, dentro e ao redor das unidades de ensino.


Na tarde de hoje, 26, o diretor do Departamento da Educação Básica da secretaria municipal da Educação de Aracaju(Semed), Denison Ventura, articulou a 5º reunião do Fórum de Ações de combate à violência nas escolas da rede municipal da Educação com órgãos de segurança pública. Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, conselhos tutelares, Sindipema e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).


O diretor Denison Ventura explica que o objetivo do encontro é a entrega de documentos que pontuam as ações efetivas a serem implementadas. "Hoje, será entregue o documento norteador que representa o final desse primeiro ciclo. Nele, cada órgão apresenta as suas possibilidades de contribuição e solução para a minimização da violência nas escolas da rede municipal de Aracaju. Realizaremos um Seminário para apresentar as propostas de cada setor, mas nossa intenção é de que o diálogo seja constante até como forma de acompanharmos a evolução das ações praticadas e, por isso, nosso objetivo é de que esse Fórum seja permanente", destacou.


O representante da Guarda Municipal de Aracaju, Radamés Soares, conta sobre o papel da corporação no Fórum. "Estamos aqui hoje para ter um retorno do entendimento dos representantes, bem como queremos sanar possíveis dúvidas de todas as demandas foram contempladas", explica.


O Subcomandante da 4º Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe, Jobson Fernando de Almeida, ressalta a importância do trabalho conjunto. "Estamos aqui para dar o retorno de todas as ações que foram implementadas e as que estão em planejamento em relação à segurança nas escolas. Foi feito um estudo dessa problemática e a partir dele foi produzido um documento entregue hoje ao professor Denison, colocamos no documento todas as formas possíveis que a polícia pode contribuir. Essas ações darão certo se a comunidade escolar contribuir, é vital essa conscientização", avalia.