Mais de 120 guardas municipais participam de curso de promoção

Guarda Municipal
26/04/2016 17h53

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), realiza mais um curso de habilitação ao segundo nível da carreira, denominado de GM-2. Participam do curso, mais de 120 integrantes da GMA oriundos do último concurso.

O curso iniciado na última segunda-feira, 25 de abril tem previsão de término para o dia 06 de maio. De acordo com a guardiã e aluna Elaine Freire, a realização do curso reflete a política de valorização da Prefeitura de Aracaju. “Enquanto guarda municipal eu fico muito feliz com essa questão da valorização profissional. Minha turma ainda vai completar o período do interstício no dia 15 de maio, mas a direção da GMA, através da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento, planejou e está executando o curso com antecipação, de forma que todos os que forem aptos serão promovidos dentro do prazo estabelecido por lei”, afirma.

A progressão e a promoção na carreira do guarda municipal ocorrem em intervalos de três anos tendo por parâmetros: o resultado da avaliação de desempenho, a existência de vagas e a aprovação em curso de formação promovido pela corporação.

A promoção na carreira proporciona ao guardião um aumento de 20% no salário base e novas atribuições dentro de sua esfera de atuação, com destaque para a orientação da comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos, proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico do município, interação permanente com a população local, com vistas a detectar seus anseios e solicitações, orientação e apoio aos turistas brasileiros e estrangeiros, colaboração nas operações de defesa civil do município e em quaisquer outras que se fizerem necessárias, apoio a autoridades constituídas e funcionários públicos no exercício de suas funções, realização de atendimento de primeiros socorros, quando necessário; dar proteção aos professores, funcionários e alunos das escolas municipais; dar proteção aos funcionários, usuários de hospitais municipais, bem como apoiar pessoas carentes que os procurem, em situações eventuais e emergenciais quando da falta de superior hierárquico no local; comandar o grupo de GM-1 presente à ação, devendo informar de imediato a situação ao escalão superior, entre outras.