José Carlos Machado visita obra no mercado Carlos Firpo

Agência Aracaju de Notícias
28/04/2016 17h44

Um espaço histórico da Zona Norte de Aracaju, erguido na década de 1940, agora, enfim, está ganhando a atenção que há anos não recebia das administrações passadas. O Mercado Carlos Firpo, localizado no bairro Siqueira Campos, está sendo totalmente revitalizado, seguindo o projeto da Prefeitura de Aracaju de revitalizar e organizar os mercados públicos e feiras livres da capital. Na tarde desta quinta-feira, 28, o prefeito em exercício, José Carlos Machado, visitou o local e acompanhou o andamento da obra.

Quem não costuma passar pelo local, acredita que é apenas mais um mercado, mas, para quem há anos tem o espaço como parte da paisagem entende que a obra é, na verdade, um resgate da história da comunidade, por isso, a revitalização ganhou ainda mais valor. Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), uma nova fachada pintura, iluminação, recuperação do telhado e limpeza de toda a estrutura do ponto de comércio de produtos populares está ganhando um aspecto novo e quem ganha com isso não é só os comerciantes, mas toda a população local.

Em visita passada, José Carlos Machado conheceu os problemas locais e, de pronto marcou o mercado para ser mais uma obra para beneficiar e atender os anseios da comunidade. “Antes, esse mesmo espaço que será revitalizado era ocupado por barracos e nesses barracos existiam de tudo, tipos de comércio que, na realidade, não funcionava. Além disso, o espaço também era usado para atividades ilícitas. Sou o tipo de pessoa que gosta de soluções simples para problemas complexos. No passado, o mercado exerceu função importante para a população e é essa utilidade que queremos resgatar”, frisou Machado.

Segundo João Paulo Sobral, presidente da Emsurb, foi realizado um pente fino nos mercados e feiras de Aracaju, justamente para entender os problemas e as necessidades de cada um deles. “O Carlos Firpo se encontrava em petição de miséria e agora iremos repaginar o local. Contamos com muitas parceiras para que isso pudesse ocorrer. Essa obra era um apelo antigo. O Siqueira Campos era um local de maior comércio da cidade e, ao longo do tempo, isso foi diminuindo. Agora, queremos reaquecer o comércio do bairro e beneficiar seus moradores”, destacou.

O responsável por visitar cada um dos mercados e feira foi o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos Santos, o Branca de Neve. De acordo com ele, o Carlos Firpo era um dos que mais precisava da atenção da gestão municipal. “O prefeito teve a preocupação de padronizar as feiras e melhorar os mercados, o que as outras administrações não se preocuparam. O mercado do Siqueira será transformado para que a população restabeleça o comércio desse bairro”, reforçou Branca.

Comerciantes agradecem

O senhor Antônio Teles comercializa grãos no mercado desde 1994 e, já naquela época, já sentia as dificuldades. Hoje, ele tem esperança. “Quando começamos a ver os trabalhos, passamos a ficar com expectativa de que melhore as vendas e eu acredito que vai. Estávamos precisando dessa obra há tempos”, afirmou.

Há 50 anos, Carlos Antônio de Jesus acompanha a história do bairro onde cresceu. O mercado Carlos Firpo fez parte de sua adolescência, quando começou a trabalhar aos 13 anos. “Foi aqui que iniciei a vida como comerciante e vi muita coisa acontecer, entre elas, o comércio daqui se acabar. Espero que essa obra possa melhorar as coisas por aqui e voltemos aos bons tempos das vendas”, disse esperançoso.

Adeildo Celestino dos Santos acompanhou boa parte da história do local. Uma de suas preocupações era o aumento dos usuários de drogas no local. “Como estava praticamente abandonado, muitos viam para cá se drogar e isso nos preocupava. Com a obra, esperamos que isso acabe e possamos ter mais segurança”, ressaltou.

Mudança da feira

Juntamente com a revitalização do mercado, o bairro Siqueira Campos também terá a sua feira padronizada. No próximo dia 10, as duas ações da prefeitura serão inauguradas. Antes, a feira local ocorria aos sábados, a partir da próxima semana, passará a ser às terças.