Conselho de Segurança Alimentar promove manhã de combate e prevenção à Hipertensão

Assistência Social e Cidadania
29/04/2016 13h56

O Conselho de Segurança Alimentar de Aracaju (CONSEA) se reuniu na Estação Cidadania, nessa sexta-feira, 29, para comemorar o dia nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial que aconteceu na última terça-feira, 26 de abril.

Para comemorar a data, a presidente do CONSEA, Joelma Barros, convidou integrantes dos Conselhos de Direitos do município de Aracaju para assistirem à palestra ministrada por Cleiton Oliveira, professor do Curso Técnico de Enfermagem do Senac, intitulada “Combate e prevenção da hipertensão através da alimentação saudável “. Alunas do curso de enfermagem do SENAC aferiram a pressão dos participantes do evento.

“Estamos cumprindo uma das metas de nosso plano de ação. Temos total interesse de levar palestras deste nível para outros espaços e difundir a importância de escolher bem o que levamos a boca e evitar doenças”, destacou a presidente do CONSEA, na oportunidade.

Hipertensão

 Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a hipertensão arterial é uma doença "democrática" e silenciosa. Ataca homens e mulheres, crianças ou idosos  com sobrepeso ou não, pessoas calmas e nervosas. Dados informam que uma em cada quatro pessoas adultas têm a doença. Assim, estima-se que a doença atinge em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

 

O palestrante, Cleiton Oliveira, além de  defender  a prevenção através da alimentação saudável, deu dicas  eficientes para reduzir os dados alarmantes da doença no Brasil  e  agradeceu a iniciativa de promover essa sensibilização.  “Bastante relevante o convite neste espaço democrático. Percebi o interesse dos conselheiros em entender  e buscar formas  de levar esses esclarecimentos a população”, finalizou.