Beneficiários do Bolsa Atleta dão início à Copa Nordeste de Ciclismo

Juventude e Esporte
29/04/2016 17h38

O tempo nublado não desanimou os mais de 250 atletas que, na tarde desta sexta-feira, 29, deram início à Copa Nordeste de Ciclismo, uma organização da Federação Sergipana de Ciclismo (FSC) que conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp). Neste ano, a competição reúne ciclistas de Sergipe e outros oito estados na capital sergipana. O evento segue até o próximo domingo, 1º, e conta com dois participantes do programa Aracaju Bolsa Atleta.

O local escolhido para concentrar homens e mulheres sobre duas rodas e muita disposição foi a Rota de Fuga do Tecarmo, no bairro Aruana. Um amplo espaço, acessível para tal competição, foi preparado para receber o evento. Para que a copa pudesse ocorrer, outros órgãos, a exemplo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Polícia Militar, colaboraram com a Sejesp.

Entre os vários participantes sergipanos, dois deles chamavam a atenção: Vitor Fernandes, de 19 anos, veterano na competição, e Cleverton Santos, de 14, estreante no evento esportivo. Ambos são beneficiários do Aracaju Bolsa Atleta e, desde já, reúnem grande expectativa de vitórias para o estado.

Vitor participa de eventos de ciclismo desde 2010 e faz parte da categoria Elite e, em todas as edições, subiu ao pódio. Atualmente, o jovem atleta se encontra na sua melhor fase. E, imagine, o gosto pelo esporte veio através de brincadeira. “Quando eu era menor, brincava com amigos em bicicletas de aro 26. Com o tempo e, sendo incentivado pelo meu pai, comecei no esporte”.

Para chegar aos bons resultados que vem acumulando, sendo que hoje ele é o quinto melhor ciclista brasileiro, na categoria sub23/elite, Vitor tem uma rotina pesada de treinos. “Tenho apenas um dia de folga. Treino de três a quatro horas por dia e complemento com treinamento funcional. Meu intuito é melhorar a cada dia e subir no ranking”, revelou.

Através do incentivo do Aracaju Bolsa Atleta, o jovem ciclista almeja levar o nome do seu estádio há diversos pódios, não só do Brasil. “O Bolsa Atleta nos ajuda bastante, nos motiva a continuar no esporte e levar a bandeira de Sergipe para o mundo”, destacou.

Cleverton, mesmo sendo estreante na Copa Nordeste, tem experiência no Ciclismo, afinal, o exemplo veio de casa. O seu pai viajou para vários países em diversas competições como atleta do esporte. “Desde cedo, ele tomou gosto por ver o pai competir. Com 12 anos ele montou a sua primeira bike. Para mim, é um orgulho vê-lo se desenvolver. Além de seguir os passos do pai, ele não vai para caminhos ruins”, revelou a mãe de Cleverton, Vânia Gomes.

Foi por meio do Bolsa Atleta que Cleverton foi montando a sua bicicleta. “A ajuda veio em uma ótima hora. Agora, nossa torcida e empenho é para que ele se desenvolva cada vez mais. Agradecemos muito à prefeitura pelo incentivo”, disse Vânia.

E o garoto faz planos. “Daqui a dez anos, eu quero estar entre os melhores. Hoje, divido os treinos com os estudos, além do triátlon, que também pratico. Pretende crescer cada dia mais e me sinto feliz por receber o apoio da Prefeitura”, falou enquanto se preparava para a competição.