Equipes da SMS combatem o Aedes aegypti no São Conrado

Saúde
30/04/2016 15h21

Na manhã deste sábado, 30, foi a vez do bairro São Conrado receber mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Cerca de 100 profissionais estiveram envolvidos na ação. Pouco depois das 8h, as equipes de trabalho já estavam em plena atividade pelas ruas do bairro, batendo de porta em porta, visitando as residências, para fazer a eliminação dos focos do mosquito e orientar os moradores quanto a prevenção. Esse é um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A supervisora geral da região, Edjeane Scarlet, informou que o sábado é um dia muito produtivo pois é possível  encontrar a maioria dos moradores em casa. "Durante a semana, grande parte da população tem uma rotina atarefada, e normalmente trabalha o dia todo. No sábado, além da intensificação, aproveitamos para visitar os imóveis que estavam fechados durante a semana, e dessa forma conseguimos uma maior cobertura da área visitada, na busca de nosso maior objetivo que é a eliminação do mosquito Aedes aegypti", destacou.

A dona de casa, Josefina dos Santos, falou que fica muito feliz com a visita dos agentes. "Eles sempre estão por aqui, nos orientando, e isso é muito bom, pois eu particularmente me sinto mais segura, na certeza de que estou tomando os cuidados necessários para não deixar que o mosquito tenha espaço na minha casa", afirmou.

Quem também abriu as portas para a vista da equipe de combate ao Aedes aegypti foi a garçonete Marilene de Jesus, que elogiou a ação. “Tenho criança em casa, e isso gera ainda mais preocupação para mim. Quando recebo a visita dos agentes, fico mais tranquila, pois eles nos orientam. Às vezes, não percebemos algum local que está servindo de abrigo para os focos do mosquito, e eles fazem a eliminação, isso é muito bom, pois nos deixa protegidos”, frisou.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, a força tarefa realizada aos sábados tem surtido muito efeito o que pode ser comprovado através dos resultados do 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2016."Os números divulgados no último levantamento apontam que o índice de infestação geral na capital foi de 0,9, valor considerado como "baixo risco" ou "satisfatório", o menor já registrado nos últimos oito anos".