Machado acompanha Copa Nordeste de Ciclismo

Agência Aracaju de Notícias
01/05/2016 19h20

Mais um evento esportivo é realizado na capital sergipana, a 28ª Copa Nordeste de Ciclismo. O torneio aconteceu neste fim de semana de 29 de abril a 1º de maio nas vias que dão acesso a Zona de Expansão e contou com a participação de quase 300 atletas vindos dos nove estados que compõem a região nordeste. Graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, a cidade pôde sediar a copa e garantir parte da infraestrutura necessária para que o evento acontecesse.   

O prefeito em exercício, José Carlos Machado acompanhou a competição e participou da entrega de medalhas aos competidores.Na percepção dele, Aracaju conseguiu se tornar a capital nordestina do esporte, graças ao empenho e apoio da atual administração nos eventos e aos atletas aracajuanos.

 "Nesses três últimos anos conseguimos transformar Aracaju na capital nordestina do esporte. Muitos eventos aconteceram, a exemplo do Jubs e do Beach Games, e hoje nós estamos aqui para fazer a premiação desse campeonato. A Copa Nordeste de Ciclismo está sendo realizada aqui porque a prefeitura sobe se antecipar e colocar condições que podiam viabilizar. Temos que manter esse ritmo e esperar que novos exemplos na área de esporte continuem aparecendo no município de Aracaju", endossa o prefeito.

O apoio do poder público municipal representa não só um incentivo ao esporte, mas, também colabora com o turismo local ao sediar eventos esportivos. O secretário esporte e lazer, Carlos Eloy, ressalta que através da Copa Nordeste de Ciclismo quase 300 atletas vindos dos nove estados nordestinos estão tendo a oportunidade de conhecer a capital sergipana.

"Aracaju recebe mais um grande evento onde estamos recebendo diversos atletas de todo nordeste, todos os estados estão representando e prova que esse turismo de eventos é um mote, uma forma que nós temos de conseguir turistas no futuro. Hoje Aracaju é uma das capitais do nordeste com maior ocupação na rede hoteleira. O cenário mudou quando começamos a trazer eventos que nem esse. Mais um evento que a prefeitura deu apoio total e esperamos que durante 2016 trazer mais a nível nacional e internacional", ressalta Eloy.  

De acordo com o presidente da Confederação Sergipana de Ciclismo, Jairo Vieira, o apoio da prefeitura foi fundamental na realização da Copa Nordeste de Ciclismo. "Esse é o maior evento de ciclismo da região e só aconteceu graças a prefeitura com todos suas secretarias de esporte, turismo, saúde, comunicação e a Fundat que nos deu um grande apoio. Aqui os atletas já somam pontos para o ranking brasileiro, então, além deles competirem com as seleções dos estados dele, ele estão acumulando pontos para a etapa nacional. É um evento importante para o esportista da modalidade e foi um sucesso, chegando a ser considerado uma das melhores copa nordeste de todos os tempos", menciona. 

Sete ciclistas da equipe sergipana obtiveram resultado que os fizeram subir ao pódio. Entre eles, Victor Fernandes, que não esconde a satisfação por ter superado sua meta ao conquistar medalha de ouro na prova contrarrelógio e de prata na categoria circuito. Ele é um dos esportistas apoiados pelo programa municipal Bolsa Atleta e atribui sua evolução na modalidade tanto apoio do município quanto a colaboração da equipe sergipana de ciclismo.

"Satisfação muito grande de estar competindo em meu estado, com a torcida aqui de Sergipe dando força e apoiando, a felicidade é enorme. O bolsa atleta é um bom incentivo para nós que participamos do programa, um incentivo para a gente está sempre buscando novos resultados, nossos sonhos. O bolsa atleta veio nos acompanhando e sempre dando uma força para a gente", declara Victor. 

A 28ª edição da Copa Nordeste de Ciclismo é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Sergipana de Ciclismo (FSC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, SMMT, Policia Militar de Sergipe, SAMU, RR Bike e Ecociiclo.