Maio Amarelo: Machado participa da abertura da 4º Semana Municipal do Trânsito

Agência Aracaju de Notícias
02/05/2016 12h18

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
 
Com isso, o laço de cor amarela foi posto no peito de cada um na manhã desta segunda-feira, 2, na abertura da 4º Semana Municipal de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O evento que traz o tema “Seja consciente”, reuniu o prefeito em exercício, José Carlos Machado, autoridades do trânsito, novos agentes de trânsito, e o público-alvo, que são estudantes e sociedade em geral. 
 
“Trânsito e mobilidade são questões que afetam não só o município de Aracaju, como as demais cidades, onde você lida com pessoas e às vezes coisas de difíceis soluções. Tem pessoas que, muitas vezes, não receberam a educação no trânsito e isso tudo afeta a todos. Temos dados alarmantes de acidentes de trânsito e isso é preocupante. Parabenizo a prefeitura e seus apoiadores, pois não é uma missão apenas para o gestor municipal e, sim, de todos que residem em Aracaju e afetam a todos para a gente resolver questões complexas, com soluções simples”, defende Machado. 
 
As ações da Semana de Trânsito seguem até a próxima sexta-feira, 6, com atuação intensa em escolas com palestras, exposições, cinema, rodas de conversas, entre outras, cuja objetivo é tratar o trânsito de forma mais consciente. 
 
Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, a palavra que norteia as ações é conscientização. “A proposta é mais de consciência de evitar acidentes e temos isso como nossa missão. Dentro do Maio Amarelo, nós estamos fazendo  a 4º Semana Municipal de Trânsito, cujo o tema busca a consciência com palestras, comandos educativos,  trabalhos junto às escolas e sociedade como todo, para que todos sejam conscientizadas, já que se fala em educação para o trânsito, essa semana é exclusiva para isso. Um trabalho intensivo, que dura todo o dia,  que vai além de palestras, para que a população entenda e seja parceira, pois não adianta ao agentes de trânsito fazer um trabalho de prevenção se a população não quiser também fazer a sua parte. É necessário que o trânsito seja de todos, pois tanto da parte das leis, quanto a população em obedecer as regras”, explica. 
 
Reflexão 
 
Sendo um dos palestrantes, o Insp. Edson Luiz Lino (PRF), deu ênfase que os acidentes não são obras do acaso. “A gente traz uma reflexão para sociedade para que ela comece a pensar que acidentes não são obras do acaso e são de uma falta de formação, de conscientização, de um trabalho melhor na prevenção para que eles não aconteçam de fato. Tocamos também em questões como o uso de cinto, de cidadania, nas motos, fiscalização. As pessoas, muitas vezes, não levam em conta que o que está em conta no trânsito é integridade dela e não a multa em si”, comenta. 
 
Já a secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, ressalta que falar do trânsito e falar em nosso bem estar. “Tratar do trânsito e cuidar do trânsito é cuidar da vida da gente. Trânsito é vida e a gente precisa se alertar para isso e com o que vai ser tratado nessa semana é basicamente isso. Isso é cidadania, isso é garantir o direito de ir e vir do ser humano”, conta. 
 
A busca por um trânsito mais humano é o que salienta a coordenadora de Educação para o Trânsito da Smtt, Selma Dantas. “A questão maior é a consciência e a nossa busca incessante para que as pessoas sejam mais conscientes. O trânsito não é feito apenas pelo condutor do carro ou pelo pedestre, ele é feito por todos e essa relação um com o outro tem que ser melhorada. Vamos buscar um trânsito mais humano”, declara. 
 
Sobre a Década de Ação para a Segurança no Trânsito
 
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
 
O "Maio Amarelo" quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do amarelo, a cor da “atenção pela vida”.