PMA vacina mais de 20 mil pessoas contra gripe no Dia D da campanha

Saúde
02/05/2016 13h48

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), imunizou 20.473 pessoas contra a gripe no último sábado, 30, durante o dia D da Campanha de Vacinação. O número representa 18% do público alvo. A abertura oficial foi realizada no SAME - Lar de Idosos, no bairro Industrial. As 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) também ficaram abertas durante todo o dia oferecendo a vacina, além dos estandes que foram montados nos dois shoppings da cidade.

A Campanha de Vacinação Contra Gripe segue até o dia 20 de maio em todas USFs e tem como público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também entram no grupo prioritário, a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional. As crianças a partir de 6 meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas crianças que foram vacinadas o ano passado, esse ano só recebem uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização.

De acordo com coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Raulinna Gomes, a meta em Aracaju é vacinar, até o final da campanha, 125.097 pessoas. “Nós queremos alcançar 80% do público alvo e com isso pretendemos reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B. Quem não tomou a vacina no sábado deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência munidos do cartão de vacinação”, explicou.

A coordenadora ressalta ainda que em Aracaju, a vacina também está disponível no horário estendido das USFs. “Temos dez Unidades de Saúde que funcionam com horário estendido, das 17h às 20h. Desta forma, quem não pode comparecer para receber a vacina em horário comercial porque trabalha, tem a possibilidade de ir a noite”.

Confira as USFs que atendem até as 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. Conj. Padre Pedro - bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N - Conj. Augusto Franco)

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão)

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes)

USF Dona Jovem (Rua Altamira S/N - bairro Industrial)