Com apoio da Funcaju, Cinema Itinerante é realizado no Parque da Sementeira

Cultura
02/05/2016 14h30

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) e a Ultragaz Cultural, realizarou, na última semana, o projeto Cinema Itinerante. Levar a sétima arte para crianças e jovens de instituições e de escolas públicas das comunidades de todo Brasil foi o objetivo do projeto.

 

Nos dias 29 a 30 de abril, Aracaju recebeu, no Parque da Sementeira, a visita da Carreta Cinema Ultragaz Cultural. Especialmente adaptada e transformada em uma sala igual a de um cinema, com capacidade para 89 lugares, a carreta atendeu alunos de escolas públicas e comunidade em geral. Foram exibidas 10 sessões de cinema, com filmes diferentes e adequados a faixa etária dos estudantes.

 

Com a uma programação diversificada, a capital fez parte da primeira etapa do projeto que ocorre entre os meses de abril e maio. Já a segunda etapa, começa em agosto seguindo até outubro. Ao todo serão 21 cidades brasileiras e 15 estados, incluindo o Distrito Federal, que receberão a visita da carreta.

 

Há 15 anos, a Ultragaz Cultural leva cultura e educação a todas as regiões do país, especialmente à população que menos tem acesso a atividades deste tipo, afirmou Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Companhia Ultragaz. "Promover a democratização do acesso à cultura faz parte dos nossos compromissos de sustentabilidade. Neste ano, aumentamos o número de cidades atendidas de 13 para 21".

 

A presidente da Funcaju, Agláe Fontes, ressaltou a importância de apoiar eventos com esse propósito. "Quando recebemos propostas para apoiar realizações como essas, nós, da Funcaju, nos sentimos na obrigação de atendê-las, pois somos uma instituição cultural e com o dever de incentivar essas ações", finalizou.