Hospitais Municipais registram mais de 23 mil atendimentos em abril

Saúde
02/05/2016 17h50

Ao longo do mês de abril os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) realizaram juntos 23.730 atendimentos, nas áreas de ortopedia, clínica, pediatria, cirúrgica e odontológica. De acordo com os administradores das duas unidades, a estimativa de pacientes foi dentro da média prevista. A maior procura foi por consultas no campo clínico, que totalizou 17.105 atendimentos.

Comparado ao mesmo período do ano passado, que tiveram 27.918 atendimentos nos dois hospitais, o índice de atendimento diminuiu. De acordo com a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Roberta Lisboa, essa queda se deve ao número de pessoas que estão procurando as unidades de saúde no caso de atendimentos mais simples. "Com o horário estendido, que está funcionando até as 20h em 10 unidades de saúde, percebemos que os pacientes estão procurando comparecer aos hospitais apenas em casos de urgência. Então é uma queda positiva porque mostra a melhoria no trabalho da Atenção Primária", explicou a coordenadora.

O diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, destacou que a queda se deve a diversos fatores. "O atendimento na atenção primária, o horário estendido em 10 unidades de saúde e o trabalho das equipes de saúde da família na prevenção à saúde faz com que os pacientes de baixa complexidade não precisem ser atendidos nos hospitais municipais", acrescentou.

No Hospital Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, foram realizados 10.109 atendimentos no ultimo mês: 6.825 clínicos, 2.590 pediátricos e 694 cirúrgicos. Segundo a gerente da unidade, Maria Joselita Sobral, a demanda no período ficou dentro do esperado. "Estamos passando por um período de calmaria nos atendimentos de baixa complexidade. Nossa pediatria vem sendo trabalhada para melhorar cada vez mais o atendimento infantil. É preciso que a população procure essa urgência pediátrica que tem uma estrutura muito boa para atendimento ao público infantil".

Já no Hospital Nestor Piva foram atendidas 13.621 pessoas nos últimos 30 dias. A procura maior foi por consultas com clínico, que somou 10.280 atendimentos. Foram realizadas ainda 1.489 consultas com cirurgião, 1.590 atendimentos ortopédicos e  262 odontológicos. De acordo com a gerente Solange Silva, tudo transcorreu tranquilamente no mês de abril. "Os pacientes já conhecem nosso trabalho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade", informou. 

Balanço no fim de semana

Os Hospitais Municipais de Aracaju, Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte), foram responsáveis por 1.437 atendimentos durante o último final de semana (sábado, 30 de abril, e domingo, 01 de maio). O número é considerado normal para o período, tendo como referência os finais de semanas anteriores. Na soma dos dois hospitais, somente para a especialidade clínica médica, foram registrados 994 atendimentos.

No Hospital Fernando Franco, os relatórios registraram 636 atendimentos, sendo 437 clínicos, 38 cirúrgicos e 161 pediátricos.  Já no Hospital Nestor Piva foram atendidas 801 pessoas durante o sábado e domingo, sendo que 112 delas buscaram atendimento ortopédico, 114 cirúrgico, 18 odontológico e 557 clínicos.