Projeto Vida no trânsito participa de ações do “Maio Amarelo”

Saúde
02/05/2016 17h59

Com o objetivo de contribuir para a promoção da paz no trânsito, a preservação da vida e de acidentes, os responsáveis pelo projeto "Vida no Trânsito", do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram na manhã desta segunda-feira, 2, da abertura do movimento mundial denominado “Maio Amarelo”. O movimento visa a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Já nesta tarde, o evento teve continuidade com uma ação educativa de panfletagem na Avenida Francisco Porto, falando sobre a importância do cuidado ao dirigir, divulgando a campanha e o movimento que pede mais gentileza no trânsito.

De acordo com a coordenadora do Nupeva e uma das gestoras do “Vida no Trânsito”, Lijane Oliveira Santos Silva, essas ações contribuem para a construção de uma conscientização a respeito da necessidade de diminuir os números de acidentes de trânsito com vítimas fatais. “Estar presente aqui é mostrar que precisamos educar os condutores, para que eles entendam o risco que é agir com imprudência. E assim nós tentamos fazer com que haja diminuição da quantidade de acidentes, é um trabalho muito mais preventivo”, explicou.

Presente em todas as capitais do país, com o intuito de subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações, o projeto trabalha com uma perspectiva intersetorial, contando com a participação de outras oito secretarias, dentre elas a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), organizadora do evento e responsável pela execução da campanha “Maio Amarelo”.

As atividades do movimento seguem durante toda a semana. E na sexta-feira, 6, será realizada um palestra falando exclusivamente sobre o projeto “Vida no trânsito”, apresentando o relatório trimestral do plano intersetorial do projeto.