SMTT realiza palestra em escola no segundo dia da IV Semana de Trânsito

Transporte e Trânsito
03/05/2016 16h39

Nesta terça-feira, 3, acontece o segundo dia de programação da IV Semana Municipal de Trânsito, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O evento faz parte do "Maio Amarelo" e tem como tema "Seja consciente". Neste segundo dia, uma equipe da SMTT realizou palestra e amostra de vídeos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Rita de Cássia, no Bairro América.

O tema utilizado nesta edição do evento tem como objetivo estimular o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.  As ações da Semana de Trânsito seguem até a próxima sexta-feira, 6, com atuação intensa em escolas com palestras, exposições, cinema, rodas de conversas, entre outras iniciativas.

O palestrante, agente Diego Soares, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, destaca a importância dos assuntos abordados durante a conversa com os estudantes. "Em virtude da IV Semana do Trânsito, tratamos sobre a prevenção de acidentes, violência no trânsito, entre outros assuntos. É importante conscientizar essa faixa etária, porque hoje eles são pedestres, mas amanhã serão os condutores", disse o agente.

O agente Soares explica como serão realizadas as atividades. "É importante que esses estudantes cheguem à fase adulta com essa consciência. Durante toda essa semana, estaremos palestrando em várias escolas e é importante que não seja apenas essa semana. Seria muito bom se essas ações continuassem durante todo o ano", destacou.

A coordenadora pedagógica da EMEF Santa Rita de Cássia, Viviane Ramos, enfatiza a importância da palestra para o corpo discente. "Não só a educação para o trânsito, mas tudo aquilo a título de informação é muito importante para os estudantes nessa faixa etária. Então uma ação como essa acrescenta muito a educação, pois é na escola que complementamos a educação desse cidadão", diz.

O SEST/SENAT é parceiro da SMTT nas ações desenvolvidas durante a IV Semana de Trânsito. O assistente administrativo do SEST/SENAT, Ricardo Andrade, fala sobre a parceria dos órgãos. "Por sermos um órgão responsável por profissionalizar motoristas e a SMTT por fiscalizar, então sempre trabalhamos em conjunto. Então, nós entramos com panfletos, camisas, disponibilizamos equipes, dando mesmo um apoio logístico e de pessoal nas ações", explicou Ricardo.

A estudante Jade Rafaele de Azevedo afirma que gosta da palestra e é algo que acrescenta muito para eles. "Eu acho que é uma oportunidade deles se comunicarem mais com os jovens, passar as informações, nós precisamos disso e acho muito importante. Então, nós estamos aprendendo a partir de agora sobre as questões de trânsito, isso é muito bom", disse a estudante.

Já a estudante Livia Costa Celestino destaca a importância de receber mais informações. "Eu acho muito importante, a gente precisa de ações que nos eduquem quanto ao trânsito. Hoje somos pedestres, mas daqui a algum tempo seremos motoristas e precisamos dessa educação para o trânsito. Além disso, informa melhor e podemos passar isso até para os nossos pais", destacou Lívia.