Funcaju realizará Concerto Dias das Mães 2016

Cultura
04/05/2016 15h32

A contagem é regressiva para o "Concerto Dia das Mães 2016" entre as cerca de 50 crianças que frequentam os cursos baby class e musicalização infantil da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju. A petizada está em polvorosa, ansiosa para pisar no palco do Teatro João Costa, no Centro Cultural De Aracaju.

É um vai e vem entre ensaios e ajustes finais nos figurinos. Em meio ao "fuzuê", os professores Adriano Matos, Ju Menezes e Gal Melo, trabalham junto aos alunos quanto à desmistificação da "chamada ansiedade". "Explicamos que é natural demonstrarmos esse sentimento e que faz parte do dia a dia de cada um e que, futuramente, poderá fazer parte da vida profissional deles. É um sentimento que, sobretudo, faz bater mais forte o coração e que, ao final, com os aplausos, tudo fica bem", comentou Adriano.

As aulas de baby class estão sob a responsabilidade dos professores Adriano Matos e Ju Menezes. São meninas com idades entre 4 e 10 anos. A maioria é formada por integrantes que iniciou no balé em fevereiro deste ano. "Essa apresentação, já é o resultado do aprendizado das garotas que, a cada dia nos surpreende", comentou Ju.

A meninada está se adequando bem às aulas teóricas sobre a introdução da dança; história da dança; atividades lúdicas para o desenvolvimento do corpo; vídeo aula e, ainda mais às aulas práticas. "A teoria facilita o aprendizado prático. Elas entendem o que são os movimentos em cada parte do corpo", afirmou Matos, lembrando que as meninas estão prontas e desejando muito que o momento chegue rápido.

A disciplina também faz parte do aprendizado, sem descartar a alimentação. "Fizemos uma campanha junto com as mamães das meninas para uma alimentação mais saudável, procurando descartar achocolatados, produtos gordurosos e valorizando mais os sucos naturais e frutas", confirmou Adriano, enfatizando que resolveu adotar essa medida porque algumas alunas estavam com sobrepeso e, portanto, nas aulas ficavam ofegantes e cansadas.

Apresentação

No concerto, em homenagem ao "Dia das Mães", as meninas do baby class farão a performance das flores, junto com a garotada da musicalização infantil. Na sequência, a coreografia "Hora do Sono", representando o momento em que as mamães têm muito trabalho.

Além disso, a bailarina clássica Deni Hellen, 19 anos, fará um solo, dançando a música "Romaria". A bailarina foi aluna do professor Adriano na Escola de Arte Valdice Teles e, atualmente já conquistou alguns prêmios.

"Não estou achando a coreografia difícil", destaca Clara de Araújo Menezes, 9 anos, que há dois anos estuda balé e alega que a sua pretensão é ser professora.

Já Tíffanii dos Santos, 10 anos, está no primeiro semestre que se dedica ao balé. "Estou me concentrando muito e treinando em casa. Não quero errar no momento da apresentação, principalmente porque muitas pessoas estarão vendo. Ah! Estou sonhando com os aplausos", comentou.

Da mesma forma que as meninas do balé, a garotada da musicalização infantil está agitada. O comando das aulas está a critério da instrumentista e professora Gal Melo. São meninos e meninas de 6 a 11 anos. O grupo apresentará seis peças infantis ao som das flautas e no canto. "Eles estão ansiosos; outros nervosos, mas tudo faz parte do aprendizado, das emoções", esclareceu Gal.

"Estou ansioso para tocar um instrumento tão maneiro que é a flauta", admite Micael George Santos Antunes, 11 anos, confirmando que toda a plateia irá vê-lo. "Quero muitos aplausos e que o público jogue flores, como se eu fosse um profissional", declarou.

Ao final das apresentações, o público prestigiará a orquestra de Câmara. A programação será iniciada às 17h, da quarta-feira, 11.