Prefeitura intensifica combate aos pontos irregulares de lixo

Serviços Urbanos
05/05/2016 12h45

Em Aracaju, existem, aproximadamente, 1.500 pontos irregulares de descarte de lixo, distribuídos em todas as regiões da capital. O problema, de difícil resolução, ganhou nas últimas semanas um olhar diferenciado por parte da Prefeitura de Aracaju, através do trabalho da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) visando à eliminação ou manutenção diária. Na manhã desta quinta-feira, 5, fiscais registraram a ação das equipes de agente de limpeza especialmente direcionadas para a resolução deste grave problema.

Para dar suporte à população, a Emsurb instalou caixas coletoras em diversos pontos, servindo de transbordo para que entulho e também o lixo orgânico sejam depositados nesses pontos específicos, contribuindo assim para que não sejam abandonados em vias públicas ou locais irregulares. Além desse apoio fundamental na organização e limpeza, alguns caminhões estão recolhendo grandes entulhos e limpando pontos de lixo em formação inicial de descarte irregular.

“Quando a situação é crítica, diariamente, fazemos o trabalho de recolher esse lixo. Para casos mais amenos, alternamos o dia de trabalho. Dependendo da situação, e de como esse ponto irregular de lixo vai implicar no convívio social, até deixamos um fiscal para impedir que populares descartem em vias públicas e esquinas movimentadas da Capital. Todo lixo precisa ser depositado em local apropriado, longe de cometer qualquer prejuízo para o Meio Ambiente e ou cidadãos e motoristas”, frisou o diretor de Operações da Emsurb, Guilherme Souza.

Só para manter essa manutenção nas ruas, a Emsurb vem disponibilizando diariamente duas caçambas com uma retroescavadeira pequena, para acesso a pontos mais estreitos e de grande movimento, além de quatro equipamentos de pá mecanizada (trator com recolhedora grande para eliminar grandes pontos) munidos com cinco caçambas cada um. Todos esses equipamentos ainda recebem o reforço de caminhões que circulam pelos bairros realizando suporte para o Cata Bagulho (projeto que retira das portas dos aracajuanos todo o entulho dispensado oriundo de descarte de entulho de obras, móveis velhos, etc).

Apesar do trabalho da pá mecanizada e dos caminhões que auxiliam neste processo de eliminação dos pontos irregulares, o diretor de Operações pede a colaboração dos carroceiros aracajuanos para que realizem seus descartes de forma correta. “Não adianta recolher o lixo de pequenas obras ou outros tipos de descartes e jogá-los de qualquer forma, em qualquer lugar. Para mantermos a nossa cidade mais limpa é preciso a conscientização de se descartar nas coletoras mais próximas. Nossos fiscais estão percorrendo a cidade, auxiliando neste processo, conversando com os carroceiros e mostrando as opções, porém, é preciso que os carroceiros façam sua parte deles e preservem o espaço público também. Juntos conseguiremos diminuir esse alto índice de pontos irregulares”, frisou Guilherme.

Nas fotos, os registros dos trabalhos no bairro Aeroporto, Santa Maria, imediações da avenida Pedro Calazans e bairro São José. Em outros pontos, tanto da zona norte quanto da zona sul, agentes de limpeza estão trabalhando incansavelmente para eliminar os pontos irregulares de descarte de lixo ou amenizar a situação dos considerados mais críticos.