Comemoração do Dia das Mães movimenta Unidades de Saúde da Família

Saúde
05/05/2016 17h04

As comemorações referentes ao Dia das Mães continuam movimentando as Unidades de Saúde da Família (USF). Na manhã desta quinta-feira, 5, a USF Joaldo Barbosa, no Bairro América, levou um grupo de cerca de 30 mães para conhecer pontos turísticos da capital. A mulherada foi ao Museu da Gente Sergipana, ponte Aracaju-Barra, Colina do Santo Antônio, Orlinha do Bairro Industrial e Parque da Cidade. Todas esbanjando animação com o dia dedicado a elas.

“Para mim, participar das atividades da unidade é motivo de muita alegria. A de hoje me deixa ainda mais feliz, pois me sinto prestigiada, não somente enquanto mãe, mas também como usuária”, destacou a aposentada Maria da Conceição.

A assistente social da USF, Gicélia Santos, destacou que esse tipo de atividade faz parte das estratégias do Programa de Saúde da Família (USF). “Atendemos o cidadão na sua integralidade, então, quando promovemos passeios, grupos de dança e outras atividades recreativas, cuidamos da saúde mental desses usuários, o que atinge diretamente a qualidade de vida desses pacientes. Com isso, teremos usuários mais conscientes, mais felizes e mais saudáveis”, afirmou.

Dona Jovem

Também em comemoração ao dia das mães, a Unidade de Saúde Dona Jovem, no bairro Industrial promoveu nesta tarde uma ação com a comunidade do Terreiro “Ilê Yá Tassytao Ifá Enibalé”. Com testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, além de palestra sobre saúde mental, cerca de 50 moradoras da comunidade foram atendidas pelos profissionais de saúde da Unidade.

De acordo com a enfermeira do Programa DST Aids, Marília Uchôa, o principal objetivo da ação é aproximar a comunidade dos serviços básicos de saúde. “A nossa ideia é promover a descentralização do acesso ao diagnóstico dessas DSTs, visto que o resultado em apenas 20 minutos facilita muito para que essa população seja atendida. Além de ser uma forma de acesso aos serviços de saúde nos espaços sociais diferenciados”, explicou.