Revitalização da Ponte do Imperador está com 20% já executada

Infraestrutura
09/05/2016 13h58

Um dos pontos mais conhecidos da capital está passando por uma revitalização em sua estrutura física. A Ponte do Imperador, localizada às margens da avenida Ivo do Prado e banhada pelo Rio Sergipe, é mais um ponto turístico valorizado e revitalizado pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju. Orçada em pouco mais de 400 mil reais com recursos conveniados entre o Governo Federal e a PMA, a obra segue adiantada e a meta é concluí-la em torno de 120 dias.

Profissionais da empresa contratada para executar os serviços atuam diariamente para dar celeridade e manter o ritmo dentro do cronograma. Cerca de 20% da obra já foi executada e as ações são desenvolvidas paralelas na estrutura da Ponte. Na parte inferior estão sendo removidos a parte com ferrugem e a "craca", uma espécie de crustáceo marinho semelhante à ostra. A laje também está sendo avaliada e feitos os primeiros retoques, antes da pintura final.

A expectativa é que já na próxima semana seja colocada a parte de concreto projetado na tela inferior e, logo em seguida, começar a pintura, revitalização do guarda-corpo e das pedras portuguesas.

História

Em 1860, o imperador D. Pedro II esteve em Sergipe. Para sua chegada a Aracaju, foi construído um ancoradouro para que o vapor Apa, que conduzia Vossa Majestade e comitiva, pudesse ancorar. Em 1923, pousaram em Aracaju os primeiros aviões, ou melhor hidroaviões, que usaram a ponte como desembarcadouro e inauguraram os voos para Sergipe. Antes da construção de nosso primeiro aeródromo, era na ponte que eles "ancoravam". Através dos tempos a "ponte" é um dos pontos mais visitados da cidade de Aracaju sendo destaque na vida da capital e ponto obrigatório de visitação para todos aqueles que vinham conhecer a nossa bela capital.