Bairro Santa Maria recebe serviços da Fundat durante evento “RH em Foco”

Formação para o Trabalho
09/05/2016 15h45

Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento econômico dos aracajuanos, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), participou do projeto "RH em Foco". O evento aconteceu na manhã do último sábado, 7, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria. A ação foi promovida pela Faculdade Maurício de Nassau, no intuito de contribuir com o crescimento profissional dos jovens da periferia da capital.

Durante o evento, a Fundat ofereceu os serviços de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cadastro de currículo e formalização de Microempreendedor Individual (MEI). Houve também a realização de oficinas, conduzidas pelos alunos da faculdade e direcionadas às áreas de Desenvolvimento e Liderança, Marketing Pessoal e Elaboração de Currículo, além da participação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

De acordo com o coordenador dos cursos de Recursos Humanos e Administração da Faculdade Maurício de Nassau, Cássio Conceição, o projeto surgiu através de uma proposta de atividades idealizada pela professora da disciplina de Recrutamento de Seleção, Mônica Liberato. "Essa ideia cumpre com uma missão da faculdade que é desenvolver atividades de extensão e responsabilidade social. A partir disso, nós priorizamos alguma comunidade em estado de vulnerabilidade social para realizarmos o projeto, levando os serviços até ela, envolvendo tanto o público acadêmico quanto a população local", afirma Cássio, explicando que é uma oportunidade de os alunos colocarem em prática o aprendizado adquirido em sala de aula.

Cadastro de currículo e emissão de CTPS

Josefa Nalha tem 37 anos e atualmente está desempregada. Ela cadastrou o currículo com a expectativa de encontrar uma vaga de emprego. "Como sou dona de casa, as despesas são por minha conta, então é bom ter um salário e poder desempenhar uma atividade. Parada é que não pode ficar", explica a moradora do bairro Santa Maria, salientando a importância do evento para os jovens crescerem profissionalmente.

O estudante do Ensino Médio e praticante de Judô, Ayrton dos Santos, de 17 anos, compareceu ao evento para solicitar a primeira carteira de trabalho. O objetivo dele é conquistar uma ocupação que mantenha as despesas necessárias para a prática do esporte. "Fica mais fácil de arranjar um emprego, fica bem melhor para mim, para pagar os meus treinos, viagens e tudo que eu precisar", conta o atleta.

Atos dos Santos, de 22 anos, trabalha como encanador e compareceu à escola para solicitar a segunda via da CTPS. "A primeira [carteira] estava cheia, e sem ela ninguém consegue trabalhar, ninguém vai contratar", explica Atos, elogiando a rapidez do atendimento.