Mais de 41 mil pessoas já foram imunizadas contra Gripe em Aracaju

Saúde
10/05/2016 13h24

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início, no dia 30 de abril, à Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. Até a última segunda-feira, dia 9, 41.742 pessoas já haviam sido imunizadas, número que representa 36,84% do público-alvo de 125 mil pessoas. A meta da campanha, que segue até o próximo dia 20, é vacinar 80% do público-alvo.

As doses estão sendo aplicadas nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju e têm como grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também recebem a vacina, a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional. As crianças a partir de 6 meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas crianças que foram vacinadas o ano passado, esse ano só recebem uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização.

A coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP), Ana Elizabete, informou que vacinação também está disponível no horário estendido. “Temos dez Unidades de Saúde que funcionam com horário estendido, das 17h às 20h. Desta forma, quem não pode ir a uma USF no horário comercial porque trabalha, tem a possibilidade de ir a noite. O objetivo da SMS é atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, para isso estamos fazendo de tudo para que as pessoas do grupo prioritário tenham acesso fácil a vacina”.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Raulinna Gomes, a população precisa comparecer às unidades, pois o inverno, que é o período de maior circulação de vírus, já está chegando e a vacina só tem efetividade após 14 dias de aplicada. “Com a vacinação nós pretendemos reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B. Quem ainda não tomou a vacina deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência lembrando sempre de levar o cartão de vacinação”.

A aposentada, Leonora Cardoso, de 75 anos, atendeu ao chamado da SMS. Na manhã desta terça-feira, 10, ela esteve na USF, Fernando Sampaio, no conjunto Castelo Branco. “Todo ano eu faço questão de tomar a vacina. Na minha idade qualquer resfriado pode representar um perigo muito grande para minha vida, por isso não deixo de comparecer para receber essa proteção.”

Quem também já recebeu a dose da vacina contra a Gripe foi a aposentada, Maria José Barreto, que aproveitou para levar o neto de quatro anos. “Tanto eu quanto ele fazemos parte dos grupos prioritários. Sendo assim, já que a vacina é disponibilizada gratuitamente para nós, não podemos deixar de tomar. Quando a gente é idoso ou criança a saúde é mais frágil, então não podemos vacilar”.

Confira as USFs que atendem até as 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. Conj. Padre Pedro - bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N - Conj. Augusto Franco)

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão)

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes)

 

USF Dona Jovem (Rua Altamira S/N - bairro Industrial)