Alunas da Fundat aprendem a produzir comidas no formato “Finger Food”

Formação para o Trabalho
12/05/2016 16h02

Você conhece a expressão "Finger Food"? O termo refere-se à produção gastronômica de comidas em miniaturas, servidas para serem degustadas com as mãos, devido à facilidade do manuseio. Com o intuito de oferecer o aprendizado desta modalidade aos aracajuanos, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), promoveu a primeira turma do curso de Finger Food (12h), finalizada na manhã desta quinta-feira, 12. As aulas aconteceram no Centro de Inclusão Produtiva, situado no bairro José Conrado de Araújo.

De acordo com a instrutora e chefe de cozinha, Aline Eleotério, os tipos mais conhecidos de Finger Food são os canapés, o nhoque e o escondidinho, comidas já conhecidas popularmente. Durante o curso, também foram produzidas miniaturas de trouxinhas de bacalhau, cestinhas de frango e batatas recheadas. No encerramento, as alunas acompanharam o passo a passo da produção do Bliní, uma mini panqueca de origem russa, conhecida como um dos pratos mais antigos de Finger Food.

"Abre mais o leque de oportunidades, para elas terem uma fonte de renda em casa com encomendas ou encontrarem um emprego em buffes e bistrôs, pois já estão capacitadas", afirma Aline, explicando que as participantes descobriram novos ingredientes como a erva doce, tomate uva, tomate cereja, broto de alfafa e salsinha crespa.

Nova técnica

Apaixonada por culinária, a aluna Edilde Santos, 40, busca sempre participar dos cursos da Fundat ligados a esta temática. Ela já esteve nas turmas "Lanches Quentes e Frios" e "Cozinha Quente e Acompanhamentos". "Pretendo abrir o meu negócio, estou me certificando para estar munida das práticas em si", conta a dona de casa, relatando a paixão que sente pela culinária. "Gosto mesmo é da cozinha, lá me desestresso. Me deixe o dia inteiro na cozinha que eu fico realizada", garante Edilde.

A participante Enelay Mota, 28, ressaltou o trabalho desenvolvido pela instrutora. "Foi perfeito, a culinária é boa e a professora é excelente", comenta a estudante de Técnico em Segurança, salientando que descobriu a nova técnica através do curso. "Aprendi técnicas diferentes, minuciosas e muito bem elaboradas. Foi muito proveitoso", conclui Enelay. Já a aluna Rosemeire Santos, 43, ingressou no curso para obter mais uma opção de conhecimento. "Foi bom, vi comidas diferentes", diz Rosemeire, que finalizou o seu terceiro curso na Fundat.