Fundat certificará 300 feirantes e ambulantes que concluíram curso de segurança alimentar

Formação para o Trabalho
16/05/2016 13h24

Nesta quarta-feira, 18, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizará a entrega de 300 certificados de conclusão aos feirantes e vendedores ambulantes que participaram do curso de Implantação Orientada do Programa Alimentos Seguros (PAS). Desde o mês de fevereiro, 19 turmas foram ministradas pela equipe de instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A solenidade de certificação acontecerá no auditório do Senac - localizado na Av. Ivo do Prado, nº 564, Centro - a partir das 9h.

Com carga horária de 15h, a capacitação foi dividida em dois módulos: "Noções Básicas da Manipulação de Alimentos" (8h) e "Prática e Verificação no Ponto de Venda" (7h). Alinhado aos requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o curso abordou questões sobre armazenamento, manutenção, transporte e distribuição dos alimentos. A iniciativa conta com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Covisa/SMS).

Aprendizado

Desde 2013, a Fundat já ofertou mais de 5 mil vagas no curso de Implantação Orientada do PAS. Após receberem o certificado, os profissionais passam a atuar conforme as normas legais de higienização e salubridade exigidas pela Covisa, que é responsável por fiscalizar o comércio de produtos e alimentos nas feiras livres e em eventos realizados por toda Aracaju.