CRAS: evento aborda Tarifa Social de Energia para comunidade do Coqueiral

Assistência Social e Cidadania
16/05/2016 18h35

Visando esclarecer a população sobre o uso consciente de energia elétrica, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria José Menezes dos Santos, em parceria com a Energisa, promoveu o evento ‘Energia Total’ para a comunidade do bairro Coqueiral e adjacências, nesta segunda-feira, 16, na unidade socioassistencial de proteção social básica.  

De acordo com a coordenadora do CRAS Maria José Menezes, Aldileia Lemos, o evento também teve como objetivo levar às famílias esclarecimentos sobre o cadastramento para a concessão da tarifa social de energia elétrica, um benefício que traz um desconto no pagamento da conta de energia para famílias de baixa renda, cujos domicílios consomem até 220 kwh de energia por mês.

“Esse evento foi realizado na comunidade para conscientizar a população quanto ao uso consciente da energia elétrica, com a participação de grupo teatral abordando a temática, distribuição de doces e cadastramento das famílias de baixa renda. Para isso é necessário que tenham o Bolsa-Família”, esclarece a coordenadora.

Tarifa Social de Energia

Antes as famílias informavam diretamente à concessionária de energia a sua renda família para obter o desconto da tarifa social. No entanto, a partir de agora, é necessário a inscrição no Cadastro Único e a declaração de renda familiar de até R$ 120. Esse cadastramento pode ser realizado nos CRAS da capital sergipana ou no Centro Administrativo Aloísio Campos no setor de CadÚnico da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).

O desconto é oferecido aos domicílios que estão em duas faixas de consumo: os que consomem mensalmente até 80 kWh (média do consumo) que terão o desconto independente da renda de seus moradores; e os que consomem entre 80kWh e 220 kWh (média de consumo) e que a família apresente renda familiar de até R$120 por pessoa e estiverem inscritas no Cadastro Único para programas sociais.