Funcaju encerra comemorações da 14° Semana Nacional de Museus

Cultura
19/05/2016 13h54

Na manhã desta quarta-feira, 18, o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), recebeu o segundo dia de programação especial em homenagem a 14ª Semana Nacional de Museus. O tema escolhido para esse ano foi "Este rio é meu". O Teatro João Costa ficou lotado com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit) e alunos do curso de Tecnologia e Gestão em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Segundo a professora da Unit, Viviane Oliveira, foi de fundamental importância os alunos terem participado do evento. "É impressionante o crescimento do aluno em termos do conhecimento em outras áreas, não só na arquitetura, mas na arte de uma forma geral. O tema que está sendo abordado é de grande importância principalmente para os futuros arquitetos da cidade de Aracaju, profissionalmente foi enriquecedor para cada um", contou.

Duas palestras foram apresentadas durante o segundo dia, uma ministrada pela presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, com o tema "História de Águas e Gente", que falou sobre o patrimônio material e imaterial do rio. A segunda com o professor Paulo Cesar de Oliveira que palestreou sobre o tema "Passeando no Rio", contando a relação do rio com o turismo da cidade.

De acordo com o professor e palestrante, Paulo Cesar Oliveira, o rio Sergipe tem uma grande influência para o povo sergipano. "Ele tem uma influência cultural e também turística muito forte porque qualquer rio é turisticamente viável, então, os alunos tiveram chance de conhecer coisas que fizeram parte da história do rio", disse.

Logo em seguida, foi iniciada uma mesa redonda composta por pescadores que falaram "O que o Rio Nos Dá", trazendo histórias de dificuldades e superação. No momento, foi dada a oportunidade dos alunos discutirem o tema proposto com os pescadores, fazendo perguntas relacionadas ao tema.

O pescador José Felix contou a emoção de participar da mesa redonda. "O rio pra para mim é a vida, porque é dele que eu tiro o meu próprio sustento. Hoje, para mim, foi um dia muito especial, tive a honra de ser palestrante, estou me sentindo muito grato e emocionando, por ter passado meu conhecimento para esses jovens", falou.

Para a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, é importante o compromisso de disseminar conhecimento. "Esse compromisso que a Funcaju tem, de trabalhar o conhecimento, é um fator muito importante, então, quando a gente se integrou a proposta do IBRAM de trabalhar a paisagem cultural escolhemos o tema "Este rio é meu", porque defendemos a ideia que tudo aquilo que nos pertence, a gente cuida com todo carinho", explicou.

No final das atividades, foi exibido o documentário "Marisqueiras", da diretora Jade Moares, que relata a dura realidade que é viver do marisco. A diretora falousobre contar através do documentário a história de vida das marisqueiras. "É fundamental a gente mostrar um pouco da nossa história e despertar novos olhares para que as coisas sejam realmente mais valorizadas, foi muito gratificante fazer esse documentário" finalizou.