Professores da rede municipal participam de curso de formação na área de tecnologia educacional

Educação
19/05/2016 12h05

Sessenta professores da rede municipal de ensino estão participando do curso de formação em módulos sobre temas relativos à área de tecnologia educacional. Esta capacitação, que está sendo feita pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) por intermédio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju com o Instituto Crescer da NET.

De acordo com Walter Leite Nunes, assessor de Tecnologia da Informação da Semed, a formação dos professores, que acontece no Laboratório de Informática da EMEF Presidente Vargas, visa a utilizar os métodos para que possam associar a tecnologia a aprendizagem dos alunos. O curso faz parte do Projeto Educonex@o do Instituto Crescer que vincula a NET.

Ele explica que a formação dos docentes está sendo realizada em quatro módulos com um encontro a cada mês: maio, junho, agosto e setembro. "Eles estão tendo informações e treinamentos sobre webquest, stop motion, histórias em quadrinhos e smartphones para que possam utilizar isso como ferramentas", explicou, acescentando que cada módulo tem 8h.

Sobre os 60 docentes que participam do curso, Walter Nunes informou que o critério utilizado para selecioná-los foi a premiação que receberam no Concurso Show de Aula, que valoriza profissionalmente o professor que tem o trabalho selecionado. "Muitos desses professores premiados que estão aqui são articuladores vinculados a Coordenadoria de Tecnologia Educacional", destacou.

Uma das participantes do curso, Fabiane Vasconcelos Andrade Tojal, professora do 3º ano do Ensino Fundamental Menor na EMEF Freitas Brandão, e articuladora tecnológica na EMEF Santa Rita de Cássia, disse que o curso de formação é muito dinâmico porque ensina a montar programas nas escolas.

"Utilizaremos esses recursos para trabalhar diretamente com os alunos e os próprios professores na elaboração dos projetos. É uma ferramenta muito dinâmica", avaliou Fabiane Vasconcelos, que foi premiada no Show de Aula de 2015 tendo dois trabalhos selecionados: um sobre cultura e outro sobre história. "Foram vídeos com questões para os alunos responder e questionar", concluiu.