EMEF Presidente Vargas desenvolve atividades com alunos na I Semana de Inclusão

Educação
20/05/2016 10h15

Para sensibilizar a comunidade escolar, particularmente os estudantes, e fomentar atitudes positivas, a direção da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, no Bairro Siqueira Campos, está promovendo a I Semana de Inclusão. O evento, marcado por palestra e exibição de um filme, acontece no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo a unidade de ensino.

Uma das coordenadoras do evento, a professora Cristiane Oliveira explicou que a ideia da iniciativa é passar para os alunos - que convivem no ambientar escolar com colegas que têm necessidades especiais - atitudes para a vida. "Estamos conscientizando essas crianças no sentido de que elas não devem limitar as pessoas à deficiência. Essa pessoa tem outras habilidades e qualidades", enfatizou.

Como Cristiane Oliveira é professora de uma das salas de recursos multifuncional da EMEF Presidente Vargas, ela disse que este tipo de evento tem também um objetivo pedagógico, que é internacionalizar a mensagem junto aos alunos, por isso, para que a finalidade fique ainda mais clara, na oportunidade foi exibido o filme intitulado "Colegas", protagonizado por atores com sindrome de down.

Educação especial

Cristiane Oliveira chamou a atenção para o fato de que, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial ofertado em salas de Recursos Multifuncional, cujo o objetivo é prestar apoio aos alunos com deficiência, transtornos dos aspectos autista e superdotação no sentido de disponibilizar recursos de natureza suplementar e complementar.

"O que estamos realizando aqui neste auditório nessa Semana da Inclusão, como a rápida palestra e a exbição do filme, que teve a finalidade de sensibilizar os alunos para a questão mostrando a capacidade das pessoas com deficiência, não vai ficar por aqui. Os estudantes aqui presentes terão que apresentar em sala de aula um trabalho sobre o que estamos vendo aqui", concluiu.