SMTT instala semáforos inteligentes na Rotatória do Caju

Transporte e Trânsito
20/05/2016 14h49

A equipe de sinalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) iniciou na tarde desta quinta-feira, 19, a instalação dos novos semáforos inteligentes da Rotatória do Caju. A previsão é que a obra seja concluída nos próximos quinze dias.

A obra de reestruturação da Rotatória do Caju na Avenida Beira-Mar foi iniciada no mês de março, com o objetivo de melhorar a mobilidade de veículos, pedestres e ciclistas que utilizam a Avenida Beira-mar e implantar o primeiro semáforo inteligente, estruturando a via para o Sistema BRT.

Os novos semáforos possuem câmeras de monitoramento do trânsito. Essa tecnologia permite que os agentes controlem o tempo semafórico a partir da Central de monitoramento da SMTT. Os novos equipamentos também podem ser programados para tomarem decisões de acordo com o fluxo de veículos. Por exemplo, se tem poucos veículos na via, o semáforo continuará fechado, dando prioridade para o outro cruzamento. A tecnologia dos novos semáforos também permite que o equipamento avise à Central de monitoramento caso haja alguma pane nos grupos focais, agilizando o reparo. 

Com a obra, o tempo de espera nos cruzamentos da região será reduzido, passando da classificação F (mais de 60 segundos de espera) para a classificação E (15 segundos). Essa redução do tempo dará mais fluidez à via, e uma consequente melhora na mobilidade urbana da cidade. Além disso, o alargamento das vias e a reestruturação da rotatória reduz a possibilidade de retenção no cruzamento. 

Ao término da obra de reestruturação, o condutor que estiver na Ponte Godofredo Diniz (que dá acesso ao bairro Coroa do Meio), sentido Centro, terá a direita livre. Será instalado um semáforo de pedestre que só fechará quando acionado. Com isso, quando não houver nenhum pedestre solicitando travessia, o condutor terá livre passagem.

O diretor de planejamento e sistemas da SMTT Francisco Navarro garante que a obra trará uma melhoria significativa para o trânsito. “O alargamento das vias e a instalação da semafórica inteligente vai melhorar a mobilidade urbana da cidade, já que a Beira-mar é uma das avenidas mais importantes; uma via arterial. Além disso, a instalação do semáforo para pedestres trará mais segurança durante a travessia”, explica Navarro.  

Ciclovia

A obra de reestruturação também prevê a construção de uma ciclovia na rotatória, que interligará a ciclovia da Avenida Beira-mar à ciclovia do Calçadão da 13 de Julho. Isso trará mais segurança aos ciclistas, que também utilizarão o semáforo de pedestres localizado na descida da Ponte Godofredo Diniz para a travessia. 

Urbanização

Com a proximidade do término da obra, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou o processo de paisagismo da região. As palmeiras imperiais, que foram retiradas para a obra, agora retornam para o seu local de origem. Também estão sendo colocados gramas, plantas ornamentais e ipês.