Maria do Carmo torna-se membro da Academia Propriaense de Letras

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2016 15h54

Mais um membro passa a fazer parte da Academia Propriaense de Letras, Ciências e Desportos. Ocupando a cadeira de número 22, cujo Patrono é o professor Juarez Alves Costa, a secretária da Família e Assistência Social de Aracaju, Maria do Carmo Nascimento Alves, passa a compor o time dos imortais da instituição literária do município sergipano de Propriá.

A cerimônia aconteceu na noite deste sábado, 21, no auditório do campus da Universidade Tiradentes do município de Propriá, e contou com a presença de professores, mestres, doutores e personalidades públicas e políticas da região.    

O convite partiu da professora doutora Jane Alves Nascimento, que ocupa a cadeira número 09, e aclamado pelos demais confrades da Academia. "Para nós é uma honra muito grande em recebê-la aqui. Maria do Carmo é uma mulher pública, é uma mulher que como parlamentar tem demonstrado um trabalho muito interessante na área social. Nossa academia trabalha também além das ciências, das artes, das letras e do desporto, onde entra toda uma parte de conhecimento geral que ela inclusive, detém através de vários livros escritos sobre drogas e violência contra mulher", declara a professora.

Para Maria do Carmo, o convite é uma honra na qual se alegra, sobretudo por passar a ocupar a cadeira do antecessor, o propriaense professor Juarez Alves Costa. "É um momento de extrema alegria para mim. Eu não sou filha de Propriá mas, sou filha do Cedro, que é vizinho a Propriá. Morei muito anos, morei aqui também, então, é uma honra muito grande receber este convite. Estar ocupando a cadeira que foi do professor e economista, e um dos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe, é mais uma honra, mais uma responsabilidade para mim", reconhece a senadora.

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, também prestigiou a solenidade e reconhece o empenho da primeira-dama de Aracaju, Maria do Carmo. "Isso me deixa muito feliz, orgulhoso e sinto que foi feita justiça a ela. Porque ela, Maria do Carmo, é a primeira sergipana que foi três vezes seguidas senadora da República. Então, é uma pessoa que naturalmente orgulha o município de Propriá. Ela tem uma formação intelectual muito boa, em história, sociologia e política, mas também, ela é uma pessoa que tem uma dedicação muito grande pelo social", enaltece.    

O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, também prestigiou a posse de Maria do Carmo na Academia Propriaense de Letras. "Maria nasceu aqui na região do baixo São Francisco, precisamente no município do Cedro aqui nos limites de Propriá. Ela sempre se dedicou ajudando os mais pobres de Sergipe, se trata de uma homenagem, um acolhimento que é justo à Maria. Sua presença engrandece a Academia", elogia Machado.