PMA trabalha para melhorar identificação das ruas

Obras e Urbanização
25/05/2016 10h08

Facilitar a localização de ruas, orientar condutores a encontrar os destinos com menor tempo possível e possibilitar que todos os aracajuanos conheçam os nomes das ruas e avenidas da capital, aprovados pela Câmara de Vereadores e que, geralmente, homenageiam figuras que tenham serviços prestados em alguma área do conhecimento humano e que contribuíram para o desenvolvimento da capital. Várias praças, bairros, conjuntos e ruas possuem nomes de ícones sergipanos, como Tobias Barreto, Hermes Fontes, Fausto Cardoso, Olímpio Campos, Augusto Franco e Orlando Dantas, entre outros, que além de relembrar a memória e os feitos dessas personalidades, também valorizam a construção da história do local. Aracaju é um exemplo que honras suas raízes

Responsável por escolher os nomes e avaliar as sugestões, a Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju aprova e envia à Secretaria Municipal do Governo (Segov), para sanção do Prefeito e publicação no Diário Oficial e, finalmente, comunica à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para a colocação das placas com os nomes escolhidos.

Através da Comissão de Controle e Cadastro da empresa municipal, são tomadas as providências, no sentido de identificar os logradouros públicos por meio da aplicação de placas. O órgão municipal, através de uma empresa contratada pelo processo de confecção e implantação das nova sinalização, recebe uma demanda mensal de 225 placas de ruas, sendo 180 de parede e 45 de sinalizadores.

Também comuns na capital, as ruas nomeadas por letra ou número são assim delimitadas por seu loteador. Para ajudar a manter a identidade local, foi criada a Lei nº 915 de 13 de Julho de 1983, a Lei de Proibição de Ruas. A intenção é evitar que sejam alterados nomes já aprovados pela Câmara de Vereadores ou os de sabedoria popular.