Professora Osvaldina Ribeiro, consultora da Semed, recebe título de Cidadã Socorrense

Educação
25/05/2016 11h31

Por ter criado e implantado um projeto pedagógico revolucionário, que foi reconhecido internacionalmente como o melhor em Gestão Escolar, quando era diretora de uma escola pública no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, a professora Osvaldina Ribeiro da Cruz, consultora para Assuntos Governamentais da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), recebeu ontem, 24, da Câmara de Vereadores de Socorro o título de Cidadã Socorrense, propositura de autoria do vereador Elmo Paixão.

Na referida sessão solene, presidida pela presidente da Câmara, vereadora Maria da Conceição dos Anjos, a professora e ex-deputada estadual Elma Paixão também recebeu o título de Cidadã Socorrense. Na solenidade, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, foi representado pela secretária Municipal da Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana.

O evento, que foi abrilhantado pelo Quarteto Vilare, da Semed de Aracaju, que executou o Hino Nacional na abertura dos trabalhos, também contou com as presenças de diversas autoridades constituídas como o prefeito de Socorro Fábio Henrique, o ex-prefeito Antônio Paixão, o deputado José Franco, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Suzana Azevedo, entre outros.

O vereador Elmo Paixão, autor da propositura que foi aprovada por unanimidade, disse que o título nada mais é que o reconhecimento dos serviços relevantes que a professora Osvaldina Ribeiro prestou em 1999, quando era diretora do Colégio Estadual Júlia Teles, que fica no Conjunto Jardim. Na oportunidade, ela implantou um projeto pedagógico que recebeu o título internacional de Melhor Gestão Escolar.

"A propositura é um ato de reconhecimento de pessoas com bons serviços prestados ao município, e, naquela época, Osvaldina Ribeiro também deu dignidade à população do Conjunto Jardim, que era apontada como uma localidade violenta. O trabalho que a professora desenvolveu mostrou que o núcleo habitacional também tinha coisas boas, que foram reconhecidas fora do Brasil", justificou.

Alegria e gratidão pelo título e reconhecimento

A professora Osvaldina Ribeiro disse que estava recebendo o título de Cidadã Socorrense com muita alegria e gratidão porque o que fez serviu como um aprimoramento na sua fase profissional, porque foi no Colégio Júlia Teles, no Conjunto Jardim, que foi realizado o trabalho de base junto com os pais, os alunos e toda a comunidade. "Por esse trabalho, esse projeto pedagógico que implantei, que recebi o Prêmio de Melhor Gestão Escolar, patrocinado pela Fundação Gerdau e a Embaixada Norte-Americana", enfatizou.

Ela salienta que, na Embaixada dos EUA, foram gravadas reportagens para a TV Futura . "Eu, inclusive, viajei à convite do governo norte-americano para conhecer as escolas de lá e suas atividades pedagógicas, bem como compartilhar a experiência de sucesso da Júlia Teles, uma escola numa área de alto índice de violência que deu certo. Na oportunidade, também foi gravado um documentário para a TV de notícias CNN, traduzido em cinco idiomas oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas)", concluiu.

Uma referência comprometida que deixou um legado

Sobre os títulos recebidos por Osvaldina Ribeiro e Elma Paixão, a secretária Marcia Valéria avaliou o reconhecimento dos vereadores de Socorro como uma soma de emoções, uma história que antecede a relação profissional política, quando elas foram colegas de faculdade na UFS (Universidade Federal de Sergipe), no mesmo curso superior onde fizeram a graduação, o de Geografia.

"Elma se tornou deputada estadual e teve a oportunidade de colaborar muito na gestão da professora Osvaldina, quando ela foi diretora do Júlia Teles, que era um colégio extremamente conflituoso, uma escola que necessitava de uma série de elementos para que ela pudesse se apresentar como uma instituição qualificada, e foi a força da professora Osvaldina que deu todo esse significado de trabalho com a parceria da Elma", avaliou.

Marcia Valéria destacou que era uma alegria enorme ver que sua amiga Osvaldina e ela têm uma história muito longa, pois profissional de jornada, ambas só sabem fazer educação de modo que não medem os esforços e sabem que um dia o reconhecimento chega. Osvaldina é merecedora de todas as honrarias porque de fato fez uma revolução, inclusive mereceu o prêmio internacional na época, ganhando o Prêmio de Gestão Escolar pelo  do colégio.

"Pela aproximação da comunidade junto à escola, por todo um conjunto de fatores é que Osvaldina fez por merecer conquistar esse prêmio, foi para os Estados Unidos por causa disso e a partir daquele exemplo ela pôde prestar sua competência em outras instituições, nos Colégios Djenal Tavares de Queiroz, na construção já no governo de João Alves Filho, no Centro de Excelência do Atheneu, e ela foi de fato uma pessoa bastante diferenciada que fez por onde. É uma referência comprometida, e fez a sua historia, deixando seu legado", concluiu.