SMS promove roda de conversa sobre Violência contra a Pessoa Idosa

Saúde
25/05/2016 14h53

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) e do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), promoveu na manha desta quarta-feira, 25, uma roda de conversa sobre Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado na Universidade Tiradentes (Unit) e contou com a participação de assistentes sociais da SMS e profissionais da Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas).

De acordo com a coordenadora do Cops, Lidiane Gonçalves, esses encontros são extremamente importantes para que a Prefeitura de Aracaju consiga realmente ter dados fidedignos de violência contra o idoso. “A gente sabe que essa é uma população bastante vulnerável e muitos não possuem um porta-voz. Já que esses profissionais estão em contato direto com os idosos, a gente precisa ratificar sempre a necessidade de eles realizarem todos os procedimentos para notificar qualquer tipo de violência, porque só assim nós conseguiremos trabalhar para diminuir os índices desse tipo de agressão”.

Para a referência técnica do Nupeva, Tammy Aleixo, a reunião também é uma oportunidade de integrar os profissionais da SMS e da Semfas. “A nossa intenção é fazer com que todos unam forças para traçar estratégias em benefício da população. Além disso, essa roda de conversa promove uma troca de informações e experiências a partir do momento que a gente debate aqui todas as dúvidas e dificuldades apresentadas por cada um desses profissionais”.

Quem participou do encontro saiu satisfeito. “Para mim, a roda de conversa funciona como uma reciclagem. A cada explanação, a gente aprende muito e se desenvolve mais profissionalmente”, disse a assistente social Rosangela farias, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Mazze Lucas.  

Edlaine Sena, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, também aprovou a iniciativa. “Eu aproveito muito esses encontros porque eles nos dão a oportunidade de tirar dúvidas e também opinar sobre os temas debatidos. E, no final, todos os valores aqui agregados são transformados em benefício para a população”.