Feira do Terminal Rodoviário Luiz Garcia é reorganizada

Serviços Urbanos
25/05/2016 14h56

Fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizaram na manhã desta quarta-feira, 25, uma reunião com comerciante da feira livre localizada nas proximidades da região do Terminal Governador Luiz, Centro de Aracaju. O objetivo do encontro foi o reaproveitamento de bancas, que foram abandonadas pelos antigos donos, e reorganização do local através de sorteio para novos locatários. A ação visa a eliminar os locais irregulares de venda de produtos e alimentos do Centro de Aracaju mediante determinação do Ministério Público de Sergipe.

Após a entrega das bancas, em fevereiro deste ano, aproximadamente 15 feirantes abandonaram seus pontos e recomeçaram a vender seus produtos nas esquinas do Centro, de forma irregular. Há algumas semanas, os fiscais da Emsurb vêm passando pelas ruas e avenidas conversando com esses comerciantes explicando a necessidade dos mesmos retornarem a suas bancas, prevenindo-os também de enfrentarem problemas no futuro com a fiscalização.

“Hoje, conseguimos conversar com alguns feirantes, que se comprometeram a retornar aos seus pontos. Já os locais onde constatamos o abandono pelo antigo dono, a Emsurb já realizou novo sorteio para contemplar comerciantes que desejem de verdade trabalhar nesta feira. Não podemos deixar bancas vazias com tantas pessoas querendo trabalhar, não seria justo”, explicou a assessora de Comunicação da Emsurb, Cristina Rochadel.

Segundo o comerciante, Adielson Campos, os feirantes que deixaram suas bancas vazias, preferindo voltar ao mercado informal do comércio de frutas e objetos, enfraquecem a ideia da feira no local. “Mesmo sabendo que é proibido vender fora do local estipulado pela Emsurb, alguns colegas resolveram comercializar com carrinhos de frutas em pontos irregulares. Isso vem causando transtorno, principalmente, para nós que ficamos na feira comercializando nossos produtos num ponto fixo. O certo seria todo mundo no mesmo local, dando ao cliente o poder da escolha. Essa venda aleatória, clandestina, diminui a nossa feira e coloca em contradição a criação desse comércio, que tanto lutamos para conseguir”, disse.

Sorteado

Entre os novos sorteados, o comerciante José Plácido dos Santos enalteceu o trabalho realizado pelos fiscais da Emsurb, destacando a necessidade dessa organização para benefício de todos os comerciantes do Centro.

“Eu já trabalho nessa região desde 1994, mas não fui contemplado no último sorteio que aconteceu, porém, mantive contato com os fiscais deixando claro meu desejo de ganhar uma banca. Hoje, fiquei sabendo que fui sorteado e passarei a trabalhar dentro da feira do Terminal Rodoviário Luiz Garcia. Estou muito contente com a notícia, pois ninguém quer ficar de forma irregular. Dessa forma, eu aproveito para manter meus fregueses perto, ao mesmo tempo que cumpro com a ordem da justiça sem me preocupar de estar em local irregular”, frisou.