PMA intensifica ações contra efeitos das fortes chuvas

Obras e Urbanização
25/05/2016 15h22

Por causa do aumento da incidência das chuvas nas últimas horas na capital, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem trabalhado com um contingente ainda maior do que em situações rotineiras a fim de desobstruir a rede de drenagem e minimizar os efeitos das águas acumuladas em alguns pontos da cidade. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a precipitação acumulada foi de 93 mm em 48 horas, ou seja, chuvas intensas. Já os dados disponibilizados pela Defesa Civil do Estado de Sergipe têm cerca de 170 mm acumulados no mês de maio que historicamente é o de maior índice pluviométrico.

Outro fator que contribui para o aumento no número de pontos alagados nesta quarta-feira, 25, foi o coeficiente de marés registrados nesta quarta que chegou a 70, o que corresponde a um aumento das águas marítimas que chegam a mais de 2 metros. Com esse coeficiente tão alto, teremos grandes marés e também as correntezas serão mais fortes e devem continuar até a próxima sexta-feira, 27.

Mesmo com todos esses fatores, nenhum registro de deslizamento ou casos de urgências foram notificados juntos aos órgãos da Prefeitura de Aracaju. Mantendo o acompanhamento da incidência pluviométrica na capital, a Defesa Civil de Aracaju orienta a população que, em caso de algum problema, acionar os serviços disponibilizados pelo órgão através do telefone (79) 3214-1745 ou pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), nos telefones 190 e 193.

No caso das ações executadas pela Emurb, que coíbem alagamentos, nesta quarta, foram desenvolvidas no Centro, Bairro América, Cidade Nova, Salgado Filho, Siqueira Campos e 13 de Julho. O bairro Jabotiana, que recebe cotidianamente as equipes que realizam manutenção na rede de drenagem, também foi contemplado com ações mais consistentes neste período chuvoso.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).