Academia da Cidade promove caminhada em comemoração aos seus 12 anos

Saúde
25/05/2016 16h18

Em comemoração aos 12 anos do Programa Academia da Cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover, no dia 4 de junho, uma caminhada com os alunos dos 24 polos do programa para percorrer alguns pontos da cidade, que compreenderá o percurso entre a praça do Mini Golf e o Parque da Sementeira. Durante o evento, outros programas da SMS farão intervenções de promoção à saúde e incentivo à prática de exercícios físicos.

De acordo com o coordenador do programa, Ivan Soares, além de comemorar o aniversário do Academia da Cidade, o objetivo da caminhada é realizar mais uma ação de conscientização e motivação para o hábito de manter um corpo ativo. "Teremos várias atividades já na concentração da caminhada e também durante o percurso. Nosso objetivo final é fazer com que esse espaço da caminhada, seja uma voz para conscientização sobre a importância da prática diária de atividades físicas, especialmente para os idosos", explica Ivan.

O coordenador ainda ressalta que qualquer pessoa pode participar das atividades ofertadas durante a semana pela Academia. "Quem tiver interesse basta realizar a inscrição no polo mais próximo ao bairro onde mora. Caso o usuário tenha algum problema de saúde, ele será encaminhado para fazer um acompanhamento na Unidade de Saúde e assim poderá realizar a atividade física de forma mais segura", complementa.

Atualmente, o Programa Academia da Cidade conta com 24 polos distribuídos na área de abrangência de 24 Unidades de Saúde da Família.  As atividades são executadas cinco dias da semana em praças, escolas de esportes, salões paroquiais, associações de moradores,  escolas municipais e estadual e no calçadão da 13 de Julho. A equipe do programa é composta por um coordenador técnico, três supervisores logísticos, 20 professores de educação física e 34 estagiários do curso de Educação Física.