Abuso sexual é tema de palestra realizada em CREAS da capital

Assistência Social e Cidadania
27/05/2016 12h59

As atividades alusivas ao 18 de maio, dia nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, seguem nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Aracaju.  Na última quarta, 25, o CREAS Gonçalo Rollemberg Leite, que atende o 5º Distrito da capital, promoveu uma palestra com foco no abuso sexual para famílias de usuários e profissionais da saúde e assistência social. O evento aconteceu na sede da unidade de proteção social especial, situada na rua Alagoas, 2051, bairro José Conrado de Araújo.

Proferida pela vice-presidente da Comissão de Infância da Ordem de Advogados do Brasil – Sergipe (OAB-SE) e membro do IBDFAN (Instituto Brasileiro de Direito de Família), Acácia Gardênia Santos Lelis, a palestra trouxe informações importantes sobre como denunciar e direitos das crianças e adolescentes.

“Foi um evento que trouxe informações importantes para que possamos sempre manter vigília sobre nossas crianças e adolescentes, o abuso sexual é crime e deve ser tratado como tal, a denúncia é um dever de todos”, destacou o coordenador do CREAS Gonçalo Rollemberg, César Gomes Gama Júnior.

18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações como essa ainda se repetem.