Hospitais municipais registram mais 1,4 mil atendimentos no final de semana

Saúde
30/05/2016 12h54

O movimento do fim de semana nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) foi considerado normal pela coordenação da Rede de Urgência e Emergência (Reue), da Secretaria Municipal da Saúde. No sábado, 28, foram feitos 735 atendimentos e no domingo, 29, foram 669. O número total foi de 1.404 atendimentos. A especialidade clínica médica continua sendo a mais procurada nos dois hospitais: foram  980 consultas nos dois dias. Nesse mesmo período também foram feitas 154 consultas com médico cirurgião.

No Hospital Fernando Franco, onde funciona a urgência pediátrica, foram feitos 592 atendimentos em sua totalidade: 394 clínicos, 147 pediátricos e 51 cirúrgicos.  Já no Nestor Piva, que abriga a urgência ortopédica, foram atendidas 812 pessoas, sendo que  101 delas buscaram atendimento ortopédico, 103 cirúrgico, 22 odontológico e a grande maioria, 586 usuários, buscaram atendimento clínico.

Segundo a coordenadora da Reue, Roberta Lisboa, o fluxo nos finais de semana tem se mantido dentro da normalidade. “A equipes estão trabalhando completas e isso garante um tempo menor de espera nas recepções. No sábado,28, inclusive, nós conseguimos colocar  mais um médico à disposição da população no Fernando Franco por causa da passagem da Tocha Olímpica pela capital, o que demonstra a  preocupação da Prefeitura de Aracaju em garantir um atendimento rápido e de qualidade nos hospitais”

Roberta ressalta ainda que a greve dos médicos não afetou o atendimento nos hospitais. “Durante a semana as escalas médicas tem sido reforçadas para atender a demanda de usuários que estão de deslocando das Unidades de Saúde da Família (USFs) para os hospitais. Com essa medida nós pretendemos assegurar o atendimento a todos aqueles que fazem uso da rede pública de saúde”.