Emsurb participa da Caravana da Cidadania

Serviços Urbanos
31/05/2016 13h19

Integrando o grupo de órgão da Caravana da Cidadania, durante toda esta terça-feira, 31, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estará no bairro 17 de Março com aproximadamente 350 agentes de limpeza para uma ação generalizada na região.

A Caravana da Cidadania, reunida no Centro de Qualificação e Unidade Produtiva da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da união do trabalho de diversas pastas municipais de atendimento aos aracajuanos (Saúde (SMS), Família e da Assistência Social (Semfas), Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Meio Ambiente (Sema), Juventude e do Esporte (Sejesp), além da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal e Emsurb).

A presença da Emsurb chamou a atenção dos moradores do 17 de Março, pois logo ao amanhecer centenas de agentes já estavam realizando serviços de varrição, roçagem, raspagem de areia das vias, capinação, recolhimento de resíduos, podação, limpeza de canal, Cata Bagulho e Oficina de Papel.

“Quando recebemos o convite, para integrarmos o projeto, aderimos de prontidão por entendermos a importância do serviço da Emsurb para os moradores do 17 de Março. A Caravana da Cidadania aconteceu até o meio-dia, porém, nossas equipes vão permanecer na área garantindo a conclusão dos serviços. Esperamos entregar o 17 de Março totalmente renovado e limpo até o final da tarde de hoje, garantindo à população o acesso às áreas livres em sua perfeita ordem”, enfatizou o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral Bispo.

Segundo o diretor Operacional da Emsurb, Guilherme Souza, os trabalhos foram desenvolvidos previamente de acordo com as necessidades do bairro. “No 17 de Março, temos inúmeras áreas abertas, e também muita demanda nas proximidades dos condomínios e casas. Assim, montamos um esquema de trabalho que abrangesse todos os cantos, incluindo também a limpeza dos canais e manutenção nas árvores. Colocamos ainda o nosso Cata Bagulho passando de rua em rua para tirar grandes entulhos das calçadas. O empenho dos nossos agentes de limpeza, e a exatidão da condução dos trabalhos por parte dos nossos fiscais nos tranquiliza quanto ao ótimo resultado que teremos no final dos trabalhos”, pontuou.

Segundo a moradora Clécia Cristina dos Santos, há um mês as equipes da Emsurb tinham passado no 17 de Março para manutenção das ruas e avenidas. “Eles passaram e limparam tudo, mas uma ação desse porte é sempre algo bem vindo para todos nós que moramos aqui, principalmente, porque adianta a limpeza devido à grande quantidade de gente trabalhando”, disse.

 Oficina de Papel

A Emsurb ainda trouxe, através do projeto Reciclart, a Oficina de Papel para dentro da Caravana da Cidadania. Mostrando que o uso consciente de reciclados pode se transformar em fonte de renda e diversão para a criançada, as artesãs ensinaram aos interessados um pouco da arte feita com folhas de revistas e jornais. “Trouxemos um material base para dar a noção de como se trabalhar com o papel. Esse tipo de interação com a população acaba por ajudar a divulgar nosso trabalho, atraindo ainda futuros colaboradores e parceiros para nosso projeto”, disse a artesão, Tereza Samuel Ribeiro.

Se depender da pequena Branda Jasmyn, 9, a ideia da reciclagem nunca deixará de existir. “Assim que entrei aqui na Caravana e vi o pessoal fazendo material de papel me encantei. Eu já brinco de cortar e colar em minha casa, mas agora estou aprendendo novas técnicas para construir novos objetos”, finalizou.