Fundat finaliza mais uma Oficina de Artesanato no Caps Primavera

Formação para o Trabalho
06/06/2016 14h01

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), encerrou mais uma turma da Oficina de Reciclagem em Jornal (30h), direcionada aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Primavera, responsável por atender a indivíduos em situação de dependência química. O encerramento, ocorrido na última sexta-feira, 3, foi marcado pela participação da diretora de Formação Profissional da Fundat, Socorro Melo, juntamente com a equipe técnica, que realizaram a entrega do certificado de conclusão aos participantes da oficina.

De acordo com o instrutor, Volne Batista, os alunos produziram várias peças artesanais, como porta-retratos, carrinhos de mão e de boi e mandalas. "São pessoas que merecem ter uma oportunidade na vida, pois são iguais a todos nós", afirma Volnei, explicando que eles se sentiram confortáveis durante as aulas e aprenderam muito rápido as práticas ensinadas.

O instrutor também ressalta a importância do artesanato como uma alternativa terapêutica. "Eles se sentem mais a vontade, conversam, se expressam e querem fazer coisas diferentes. Eles gostam tanto que pedem para voltar e esses dez dias com eles foram gratificantes", comenta o artesão.

Reabilitação

O participante Hélio Bispo, de 50 anos, usuário do Caps Primavera, ressalta que oficina estimula a reintegração social de cidadãos que se encontram na mesma situação de vulnerabilidade. "Estamos interagindo para a sociedade ver que não somos perdidos, a gente tem nosso espaço agora, e todos queremos a força e a coragem para superar", conta Hélio.

Para José Carlos dos Santos, 58, a aulas trouxeram o aprendizado de técnicas pouco conhecidas. "Eu gostei bastante, é um incentivo pra gente", avalia o aluno, ressaltando a importância do Caps no processo de reabilitação.