PMA promove evento para alertar sobre violência contra o idoso

Assistência Social e Cidadania
15/06/2016 22h36

A prevenção à violência contra a pessoa idosa foi tema de evento promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), na Praça Fausto Cardoso, nesta quarta-feira, 15. Em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Aracaju, a ação teve como intuito criar uma consciência social e política contra os maus tratos, além de combater a banalização a qualquer tipo de agressão aos idosos.

Na oportunidade, foram realizadas diversas atividades que tinham como objetivo trazer à tona o protagonismo do idoso, a partir de apresentações artísticas e exposição de trabalhos produzidos por idosos que participam de grupos em unidades socioassistenciais, além de demonstração de aulas públicas ministradas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). A ação também contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb) e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Segundo a secretária municipal da família e da assistência social, Maria do Carmo do Nascimento Alves, o evento visa sensibilizar a sociedade para que haja uma conscientização em relação à violência contra o idoso. Para tal, a Prefeitura Municipal de Aracaju lançou a cartilha ‘Direitos da Pessoa Idosa’.

“Precisamos conscientizar a sociedade sobre a violência contra o idoso e disseminar a ideia de não aceitar tal atitude como normal. Devemos combater qualquer tipo de violência, principalmente contra o idoso. Este enfrentamento tem que ser contínuo e começar dentro de casa e também nas comunidades”, ressaltou Maria do Carmo.

Presente no evento, o prefeito João Alves Filho destacou que o idoso faz parte da história e deve ter políticas públicas específicas com o foco na melhoria da qualidade de vida. “O idoso faz parte de nossa história e deve ser respeitado. Devemos combater a violência e aperfeiçoar as políticas públicas para que o idoso tenha qualidade de vida”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Aracaju, Maria José Matos, destacou, na ocasião, que o evento  faz parte de ações desenvolvidas desde o ano passado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do papel do idoso na sociedade. “Desde a Conferência do Idoso ocorrida no ano passado, estamos indo a várias comunidades conscientizar não só o idoso sobre seus direitos, mas também toda a família. A conscientização de todos é fundamental”, lembra Matos.