Festa Junina dos alunos da EMEF Maria da Glória envolve comunidade

Educação
17/06/2016 11h55

Uma festa diferente. Assim pode ser definida mais festa junina dos alunos da rede municipal de ensino, desta vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria da Glória, no Bairro Industrial, que aconteceu na manhã desta sexta-feira. Isso porque, a comemoração aconteceu ao ar livre, na rua, que foi interditada, parcialmente, para o tráfego de veículos em virtude da montagem do arraial. O evento teve a segurança de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Guarda Municipal.

A diretora da unidade de ensino, Gleice de Sá Mafra e Cardoso, disse que este ano resolveu inovar para que, além da participação das mães, pais e familiares, os moradores do bairro residentes nas proximidades pudessem participar também da festividade em homenagem a São João. "Achei que seria uma boa fazer a comemoração ao ar livre, na rua e toda a comunidade nos apoiou, inclusive, os pequenos comerciantes. Ficou uma festa mais eficaz e participativa", relatou.

Ela disse, ainda, que três órgãos municipais da prefeitura também colaboraram para a realização da festa, no caso, a SMTT e a Guarda Municipal que enviaram agentes e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que cedeu as palhas para a montagem do arraial. Gleice de Sá concluiu informando qu,e após a apresentação dos alunos, seria servido lanche para os alunos e pais e seria feito o sorteio do balaio. A festa terá continuidade também, agora à tarde, com os alunos do período vespertino.

Avó do aluno Felipe de Campos de Oliveira Santos, de 9 anos, Lúcia Helena de Oliveira Santos disse que estava encantada com a inovação, porque a festa estava dando a possibilidade dos moradores vizinhos à escola também prestigiarem a festividade dos estudantes. "É diferente, ao ar livre, na rua, com segurança. Está uma maravilha, espero que a próxima seja desta mesma forma. A festividade está uma maravilha e estou me divertindo bastante", afirmou.

A mesma opinião de Lúcia Helena expressou Iracy Chagas, que mora ao lado da escola. "Está muito bonita a festa junina sendo realizada ao ar livre. Nós moradores estamos tendo a oportunidade de prestigiar as apresentações dos alunos. As quadrilhas juninas estão se apresentando de uma forma impecável, as meninas e os meninos estão bem caracterizados e a coreografia é de encher os olhos. Está de parabéns a direção da escola", relatou.

A aluna Maria Luiza Santos Fernandes, de 11 anos, que dançou com Felipe de Campos , de 9 anos, disse que a festa junina estava muito legal, porque além de ser ao ar livre, estava contando com a presença dos pais, familiares e moradores da localidade. "Está uma maravilha, ensaiamos bastante para fazer uma excelente apresentação e esperamos não decepcionar, mesmo porque, meus vizinhos estão aqui nos observando", afirmou. Felipe, por sua vez, disse apenas que estava adorando.