GMA divulga esquema de segurança para o Forró Caju 2016

Guarda Municipal
17/06/2016 13h38

Maior festejo junino de Sergipe, o Forró Caju, será realizado entre os dias 18 e 29 de junho na tradicional Praça de Eventos Hilton Lopes na região dos mercados centrais. Nas noites de maior fluxo, são aguardadas mais de 100 mil pessoas entre sergipanos e turistas atraídos pela tranquilidade, belezas naturais, limpeza e o melhor São João do Nordeste, cabendo à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) o cuidado com a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos nesse grandioso evento.

Quase 250 guardiões serão empregados diariamente cabendo a eles a realização da segurança em todo o perímetro interno do circuito do evento, desde o fechamento dos portões, isolamento e vistoria prévia às 17h até a dispersão no encerramento por volta das 4h da manhã.

O acesso dos foliões à arena será possível a partir das 19h, nos três portões principais. Antes de ingressar no espaço do evento, todos serão devidamente revistados com a ajuda de detectores de metal utilizados por funcionários de empresa contratada e supervisionados por equipes de guardiões responsáveis por coibir a entrada de armas e objetos pérfurocortantes.

O patrulhamento interno será realizado em dez postos elevados de observação, dispostos em pontos estratégicos. Cada posto elevado será ocupado por uma equipe de guardas municipais munidos de um laser que servirá para a identificação de possíveis pontos de conflito e ou delito. Além disso, integrantes do Grupo Tático Operacional (GTO) e da Ronda da Capital (RONDAC) comporão onze patrulhas que farão o policiamento itinerante e preventivo, auxiliando foliões e comerciantes.

O camarote da acessibilidade também contará com a presença de guardiões que, entre outras funções, orientarão quanto ao uso exclusivo desse espaço por pessoas portadoras de necessidades especiais. Para a garantia de uma festa tranquila e sem incidentes, serão disponibilizadas três cabines de desarmamento, onde será feito o controle e a cautela das armas de policiais e demais integrantes das forças de segurança que forem ao evento, resguardando-as até a saída de seus respectivos proprietários.

A unidade de pronto atendimento do SAMU contará com a presença fixa de integrantes da corporação que garantirão a tranquilidade dos profissionais da saúde e daqueles que necessitarem de atendimento médico. Para os casos de possíveis emergências e rápida evacuação do público, guardas municipais estarão de prontidão nos portões de emergência localizados em diversas áreas da arena. O posto de comando da GMA funcionará dentro do Mercado Thales Ferraz junto com o posto da Polícia Civil.

A novidade na atuação da GMA este ano se dará pelo emprego da equipe de moto patrulhamento que terá a responsabilidade de reforçar a segurança nos terminais de integração da zona oeste e do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), garantindo deslocamentos seguros para aqueles que forem à festa utilizando o transporte público.

Toda essa estrutura e dinâmica de segurança, certamente garantirá aos foliões uma festa ordeira, pacífica e marcante que faz do Forró Caju um dos festejos juninos mais seguros de todo o Brasil.