Curso de Bolos Decorados ensina técnicas de acabamento e decoração

Formação para o Trabalho
17/06/2016 14h19

Ao misturar uma xícara e meia de determinação com duas colheres de criatividade, e bastante amor pela confeitaria, as alunas do curso de Bolos Decorados (20h), finalizado nesta quinta-feira, 16, descobriram a combinação exata que as levaria ao início de uma possível trajetória empreendedora. A turma foi ofertada pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), na Casa da Doméstica - situada no Centro de Aracaju. Elas decidiram ingressar nesta jornada, quando, anteriormente, participaram do curso de Bolos e Tortas (60h), período em que tiveram as principais noções de preparação e montagem de bolos.

De acordo com a instrutora de ambos os cursos, Elenilza de Andrade, o conteúdo transmitido em Bolos Decorados aprofundou o conhecimento das participantes, através do ensino de técnicas de decoração, acabamento e finalização das produções. "Como elas já foram aprimoradas e colocaram a mão na massa, na prática de fazer o bolo, agora, vão demonstrar na decoração como podem ser diferenciadas", explica a gastróloga, salientando a importância da construção de uma identidade própria na elaboração dos trabalhos, a fim de alcançar destaque na área e fidelização da clientela.

No encerramento, recheado com cores e sabores de encantar os olhos e abrir o apetite, o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Gildásio Muniz, frisou a dedicação das alunas em aprender e empreender. "Isso é vontade de crescer, de se desenvolver, de sair do mobilismo e querer caminhar com as próprias pernas", afirma o diretor, que ainda destaca a possibilidade de obter uma renda financeira, por meio do aprendizado adquirido.

"Na caminhada, vocês já deram o primeiro passo quando se aperfeiçoaram e aprenderam, o nosso trabalho enquanto Fundat, além de dar o conhecimento através dos cursos, é de incentivá-las para que possam empreender", salienta Gildásio, citando o curso de Educação Empreendedora e Financeira e a consultoria ao Microempreendedor Individual (MEIs), como formas de apoio oferecidas pela Fundação.

Conhecimento que transforma

Acenilza dos Santos tem 52 anos e trabalha confeccionando doces e salgados para aniversários, casamentos e demais eventos. Através dos cursos de Doces e Salgados e Bolos e Tortas promovidos pela Fundat, a participante aprimorou o talento, porém ainda faltavam as técnicas de decoração e finalização. "Para mim foi uma coisa muito importante, é uma aprendizagem pra gente, quanto mais, melhor", acredita a aluna, que tornou-se Mei, graças à Fundação. "Se não correr atrás, ninguém vence, então para mim, em primeiro lugar está sendo a Fundat, e em segundo lugar sou eu, porque se não colocar a mão na massa, não posso ir à frente", expressa a autônoma.

Além de funcionar como uma alternativa terapêutica, as capacitações feitas por Ana Angélica Santos, 46, na Fundat, deixaram-na mais preparada para as encomendas e vendas futuras que deseja fazer. "Foi de bom rendimento, esclareceu algumas dúvidas, porque eu fazia o bolo e muitas vezes não dava certo, agora vou entrar de cabeça", diz Ana Angélica, que participou dos cursos de Biscuit, Brigadeiro Gourmet e Bolos e Tortas. Ela elogia a metodologia e o material utilizados pela instrutora, como também reforça a necessidade do bom acabamento. "É o que dá a diferença, todo mundo pode vender bolo, mas a finalização é o que vai ajudar na venda", assegura.