Escolas da rede municipal de ensino realizam festas juninas

Educação
20/06/2016 15h55

Dando continuidade aos festejos juninos, as escolas municipais de ensino fundamental e infantil (EMEFs) de Aracaju, Elias Montalvão, Rachel Côrtes, Zalda Gama, e (EMEIs) Fernando Guedes, Jovino Pinto e Nunes Mendonça realizaram as festas nesse último final de semana. Com muita alegria e descontração, os alunos conheceram mais um pouco sobre a tradição dessa época.

Com o tema "Elias e o São João da Tradição", a Escola Elias Montalvão destacou as tradições de Sergipe, onde cada turma escolheu um município do Estado, entre eles a festa do caminhoneiro em Itabaiana, o samba de coco de Laranjeiras e do Mosqueiro, festa do mastro em Capela, Lampião e Maria Bonita em Canindé e o barco de fogo em Estância, onde apresentaram em forma de teatro e dança.

A coordenadora pedagógica, Caroline Souza Teixeira, disse que além das apresentações dos alunos teve sorteio de balaio e um trio pé de serra. "O trio animou mais ainda nossa festa, tivemos a presença dos pais e da comunidade que elogiou nosso evento, e estamos muito felizes, pois a gente sempre proporciona essa integração da escola com a comunidade", relatou.

Ela ainda falou sobre o objetivo de realizar esse festejo. "O objetivo maior da nossa festa foi mostrar para nossas crianças e para a comunidade, que nosso Estado tem tradições nos festejos juninos, que além de dançar forro e soltar fogos temos uma cultura rica", completa Caroline.

Já na EMEI Fernando Guedes, onde os alunos são na faixa etária de quatro meses a quatro anos, além de apresentações de desfile caipira dos bebês, peça teatral contando a história dos santos juninos, roda de dança chamada "Eta Mundo Bom", dança da folgueira, uma rodinha Capelinha de Melão, teve casamento caipira envolvendo funcionários e cuidadores da creche, entrega de troféus, sorteio de balaios com funcionários e pais, encerrando com lanche coletivo de comidas típicas.