[esperar]Vídeo monitoramento auxilia na segurança dos foliões no Forró Caju

Guarda Municipal
20/06/2016 23h53

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) investe na utilização de diversos equipamentos para garantir a segurança e a tranquilidade dos milhares de foliões que afluem diariamente para o Forró Caju 2016.

Detectores de metal, canetas laser e armas não letais são alguns desses importantes equipamentos que auxiliam grandemente a tropa. Além disso, a Prefeitura de Aracaju investiu na instalação de câmeras de monitoramento em todo o perímetro interno do evento, ao todo, 13 câmeras fixas e três com ângulo de abertura em 360 graus, popularmente conhecidas como speed dome foram espalhadas em locais estratégicos, priorizando um levantamento realizado pela Coordenadoria de Inteligência Estratégica (CIE) e a Inspetoria de Dados e Estatística (IDE) da GMA, baseada nos locais com maior incidência de delitos nos anos anteriores.

Do início ao término da festa uma equipe especialmente preparada para a função monitora pessoas e atitudes suspeitas, acionando as estações elevadas e as patrulhas da Ronda da Capital (Rondac) e do Grupo Tático Operacional (GTO) para a realização das abordagens e revistas preventivas.

A cada noite são repassadas dezenas de atitudes suspeitas, principalmente as que envolvem vias de fato (brigas) e posse e ou tráfico de entorpecentes.