Semed oferta curso de alfabetização para moradores em situação de rua

Educação
21/06/2016 10h56

Visando oferecer uma oportunidade de mudança de vida e, consequentemente, no futuro, uma qualificação profissional, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) reuniu, na manhã desta terça-feira, 21, os alunos (moradores de rua) da primeira turma do Programa de Alfabetização. O evento aconteceu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Coordenadora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Semed, a professora Izabel Cristina Santos da Silva informou que este primeiro encontro com os futuros alunos foi para fazer a entrega da farda e do material escolar. Na oportunidade, ela deu uma palavra de apoio e incentivo e explicou a importância que a alfabetização poderá fazer na vida deles, inclusive para entrar no mercado de trabalho.

"Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Semed, em parceria com o Centro Pop. O município também mantém parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) que oferece o Programa Brasil Alfabetizado. No nosso caso, é um público adulto e que não sabe ler, muitos não sabem nem assinar o nome", enfatizou.

O aluno Gilton da Silva disse que essa é uma iniciativa muito salutar para quem é morador de rua como ele, que não sabe ler e nem escrever. "Com essa oportunidade que estamos tendo de estudar, quem sabe, poderemos até mudar de vida, porque para trabalhar é preciso ter um ofício", avaliou.

Izabel Cristina concluiu salientando que as aulas serão ministrada todas as manhãs, durante 2h, no prédio onde funciona o Centro Pop, que fica na Rua Itabaiana, 795. "Estamos dando o ponta pé inicial no sentido de alfabetiza-los e, futuramente, poderemos buscar parceria para oferecer a esses alunos uma qualificação profissional", concluiu a coordenadora da EJA.