Limpeza vira destaque no Forró Caju 2016

Serviços Urbanos
22/06/2016 17h32

A palavra de ordem da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para esta edição é Forró Caju é limpeza. Até o último dia de evento, a Diretoria Operacional (Dirop) já montou um esquema de manutenção que abrange desde a disponibilidade de containers e a implantação de Pontos de Entrega Voluntários até a intensificação dos trabalhos por das centenas de agentes de limpeza, que atuam no local.

"A Emsurb fez questão de abranger toda a região da festa (interno e externo), montando um esquema fácil de acesso aos 120 containers de 240 litros (lixeiras) instalados. Assim, o público pode descartar seus produtos de forma mais rápida. Esse trabalho também acaba facilitando a ação das equipes que limpam todas as manhãs o local, pois o lixo mais concentrado em pontos monitorados por nós agiliza o processo de limpeza geral da área. Até o final do evento saberemos se a estimativa de lixo recolhido superou ou não os anos anteriores, porém, pela nossa avaliação previa, notamos que a distribuição das lixeiras tem ajudado bastante" explicou o diretor da Dirop, Guilherme Souza.

Quem circula pela festa aponta uma melhora no aspecto limpeza da área festiva. De acordo com a comerciante, Maria Lúcia Fontes, as equipes de limpeza têm feito um trabalho intensificado. "Enquanto estamos na festa é possível notar a presença dos garis e essa preocupação em manter tudo limpo gera uma sensação mais agradável pra todos nós que estamos curtindo os festejos", disse. Já o aposentado, Carlos Noberto Lima enfatizou que a facilidade para se chegar às lixeiras se mostra cômodo e eficaz. "Se a pessoa tem consciência ambiental, ela procurará uma lixeira para jogar o que sobrou de seu consumo. É fundamental que exista a opção desse descarte. Pelo que notei, em todos os pontos de acesso das pessoas existem lixeiras bem posicionadas, contribuindo para deixar a pista livre de lixo. Aqui, só precisamos nos preocupar é com a pista limpa pra dançarmos nosso forrozinho", frisou.

Pev's

Um destaque bem marcante deste Forró Caju foi a implantação de quatro Pontos de Entrega Voluntários, apelidados de Pev's. trata-se de uma estrutura médio porto para coleta seletiva, onde a pessoa descarta apenas produtos que possam servir para a reciclagem.

"Instalamos em Aracaju 16 Pev's, sendo que quatro destes estão localizados na área do Forró Caju. As pessoas estão jogando seus lixos nestes pontos e todas as manhãs trocamos os Pev's lotados por outros vazios. Esse tipo de lixeira médio porte serve para despertar nas pessoas a ideia de preservação ambiental, mostrando que a maioria do que produzimos como lixo pode e deve ser reaproveitado. No próprio Pev's tem a lista do que pode ser depositado ou não. As pessoas precisam ficar atentas a estes detalhes", informou Guilherme.

Vale pontuar ainda que todo o material reciclado depositado dentro dos Pontos de Entrega Voluntários é direcionado à Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Cores) e também para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), ambas localizadas no Bairro Santa Maria.