Funcaju realiza São João é Coisa Nossa na Praça General Valadão

Cultura
22/06/2016 16h59

“Etá! Misericórdia! E num é que o povo está aproveitando o São João é Coisa Nossa!”. O evento, idealizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está mantendo a tradição junina. E, quem compareceu ontem à Praça General Valadão, em frente ao Centro Cultural de Aracaju, pôde apreciar apresentações artísticas como Trio Pé de serra e Quadrilhas Juninas. O clima foi de bastante descontração com a interação entre as atrações e o público, que reuniu pessoas de todas as idades. O forró “caiu solto no arraiá” montado no meio da Praça.

A “festança” foi aberta pelo Trio Pé de serra, que animou a plateia, levando-a a sair das arquibancadas para o meio do arraial. Crianças dançaram com seus pais; idosos, que não foram para o meio do salão, acompanharam por meio de palmas. No arraiá, todos se divertiram de forma saudável, sem a preocupação de confusões, num espaço democrático para a petizada e adultos.

O sanfoneiro Antônio Xavier, que conta com uma experiência de 40 anos, “afiou o fole” do acordeom e fez uma viagem musical, detendo-se principalmente nas músicas de Luiz Gonzaga. “É uma satisfação muito grande para nós levarmos alegria para o público e, principalmente, quando se trata de famílias, porque é o que nós vimos na praça”, comentou.

E, entre um xote, xaxado ou baião, outra parcela do público aproveitou para degustar comidas típicas e peças em artesanato expostas em barracas afixadas na praça.

Na sequência, o público apreciou a Quadrilha Junina Xodó da Vila Mirim. O grupo integra 32 crianças entre sete e 14 anos. São 20 anos de formação da Quadrilha, com concentração no Jardim Esperança, em Aracaju.  Foram 30 minutos de apresentação. Ao término, os componentes convidaram o público para, juntos, dançarem uma quadrilha improvisada.

De acordo com o fundador da Quadrilha Xodó da Vila Mirim, Etelvan dos Santos, são muitos meses de ensaio e esforço contínuo. “Procuramos manter a tradição. Vale a pena levar alegria para o povo”. O grupo apresentou o tema Passado e presente no São João da Gente.

A Quadrilha Unidos em Asa Branca também se apresentou. O grupo comporta 92 componentes e conta com 36 anos de existência. Da mesma forma, no final da apresentação, o marcador anunciou. “Vamos fazer uma brincadeira e queremos que todos participem”. Não precisou muito. Com bolsa penduradas nos braços, as mulheres se dirigiram ao centro do arraial; a vovó com o netinho; quem tinha dificuldade motora também teve o seu espaço garantido. Não importa, todos queriam se divertir com os componentes da quadrilha, ao som do trio pé de serra.

A presidente da Funcaju, professora Aglaé Fontes, acompanhou a realização do evento. “A nossa proposta é lembrar o São João tradicional, com a participação de todos, num clima de harmonia, paz e, sobretudo, de muita alegria”, especificou.

O evento São João é coisa nossa tem continuidade hoje, a partir das 16h e segue até amanhã na Praça General Valadão.